Segundo a BPTran, número de infrações por fila dupla também diminuiu na capital. Placas indicam o local de monitoramento de drone, em Campo Grande
Reprodução/TV Morena
O uso de drones para auxiliar nas fiscalizações de trânsito em Campo Grande (MS) completou um mês nesta quarta-feira (8). Segundo o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran), o novo equipamento já mostrou sinais positivos: o número de acidentes diminuiu 29% na capital.
O subcomandante do BPMTran, major Everton Myller Franco explicou que o BPTran não divulga o número de infrações aplicadas, no entanto, afirmou que houve redução no número de notificações, entre elas a fila dupla.
"Nós percebermos, sim, que houve uma conscientização do motorista”, afirmou.
As ocorrências dos acidentes que mais diminuíram no último mês, estão a colisão na traseira dos veículos, avançar o sinal vermelho, conversão em local proibido.
Flagrante de fila dupla em frente à escola de Campo Grande
Reprodução
Entre janeiro e fevereiro deste ano, as autuações por parar em fila dupla aumentaram 42% comparado ao mesmo período de 2023, em Campo Grande. O aumento também aconteceu nas autuações de estacionar longe do meio fio, que foi de 33%.
Para frear o crescimento das infrações, o major da BPMTran ressaltou que o drone tem sido utilizado em frente às escolas para diminuir as ocorrências de filas duplas. Em Campo Grande, foram registradas mais de 55 autuações este ano, de janeiro a abril, por embarque e desembarque em fila dupla.
Além de atrapalhar o trânsito, é uma infração grave. A multa é de R$ 195,23 com a perda de cinco pontos na carteira.
Multa pelos drones
Conforme o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Carlos Augusto Regalo, o drone pode atingir até 5 metros de altura e é capaz de identificar a placa e também o condutor do veículo que cometeu a infração.
"As conversões em locais proibidos, as ultrapassagens também em locais proibidos, uso de telefone celular durante a condução do veículo, esse drone tem uma boa resolução de imagem. A gente consegue identificar a placa e o condutor do veículo", destacou.
De acordo com os agentes, placas de sinalização indicam as áreas de monitoramento e a forma de aplicar multa é a mesma do policial observando trânsito. Depois de identificada, a infração é registrada no Sistema do Departamento de Trânsito por meio de um aplicativo no celular.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS