Esta é a segunda alta consecutiva no setor, já que em novembro teve queda de 7%. Dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados na sexta-feira (15). Acre tem terceira maior alta do país no setor de serviços em janeiro, aponta IBGE
Lílian Veronezi/PMU
Com um aumento de 5,1% frente ao mês anterior com ajuste sazonal, o Acre registrou a terceira alta do país no setor de serviços em janeiro. Isto é o que aponta os dados divulgados na última sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
LEIA TAMBÉM:
Rio Branco tem o menor índice da inflação em fevereiro no país, diz IBGE
Em termos nacionais, o Acre ficou em terceiro lugar no que tange ao aumento no setor de serviços, empatado com Roraima e abaixo do Rio de Janeiro (com 5,3%) e do Amazonas (com 10,9%).
Já em comparação com números anteriores, o Acre registrou:
aumento de 24,7% em comparação com o mesmo período do ano passado;
a segunda alta consecutiva, já que houve crescimento de 8,6% em comparação com dezembro;
um acumulado de 9,8% até janeiro, tendo por base os 12 meses anteriores.
O índice estadual ficou acima da média nacional, que teve um crescimento de 0,7% no mês de janeiro.
Cenário nacional
Com o crescimento de 0,7% em comparação com dezembro, este foi o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, período em que acumulou um ganho de 1,9%. O setor de serviços está 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 [pré-pandemia] e 0,7% abaixo de dezembro de 2022 [auge da série histórica].
Frente a janeiro de 2023, o volume do setor de serviços apontou expansão de 4,5% em janeiro de 2024, após ter recuado 1,9% no mês anterior. Entre os setores, o de informação e comunicação (6,8%) exerceu o principal impacto positivo, impulsionado, principalmente, pelo aumento da receita em telecomunicações.
Reveja os telejornais do Acre
Publicada por: RBSYS