Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down e acontece no Bazar do Sonho. Bazar do Sonho vende roupas e objetos usados, e arrecada fundos para a Casa da Criança Paralítica.
Iago Genival dos Santos
Cinco adolescentes de 17 anos com síndrome de down vão participar nesta segunda-feira (18) da ação “Deficiência na Praça”, um treinamento sobre como deve ser feito o atendimento ao público. O objetivo da ação é levar aos jovens a experiência no mercado de trabalho.
A ação vai acontecer no Bazar do Sonho, da Casa da Criança Paralítica (CCP), no Jardim Nova Europa, em Campinas (SP). A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta quinta-feira (21).
???? Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Durante o treinamento, os adolescentes vão conhecer o funcionamento do local e aprender a realizar atividades do atendimento ao público no estabelecimento, como explicar sobre as roupas, receber pagamentos, dar troco, passar cartões de banco.
A iniciativa é um passo para que o bazar passe a empregar jovens com alguma deficiência, o objetivo da Casa da Criança Paralítica (CCP).
Gabriela Dias, psicopedagoga especializada em educação especial e inclusiva do Centro Síndrome de Down (CESD), explicou que, segundo o IBGE, 8,9% da população brasileira tem deficiência, e deste grupo, apenas 26% estão no mercado de trabalho.
Por isso, diante desse cenário, a iniciativa visa proporcionar ao jovem uma "experiência antecipatória", além de incentivar o olhar para o próprio projeto de vida com autonomia de escolha.
"Quando existe a oportunidade, fica [na pessoa com deficiência] a lacuna de ter a consciência de se quer trabalhar ou não, se quer ir para o trabalho formal, se quer empreender", explica
O treinamento acontece entre às 14h e as 17h, na segunda unidade do Bazar do Sonho, que está na Avenida Baden Powell, 1126, no Jardim Nova Europa. A loja permanecerá aberta ao público.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Publicada por: RBSYS