A cobra de quase 7 metros foi encontrada morta às margens do rio Formoso, em Bonito (MS). Polícia Civil realiza perícia para identifica a causa da morte da serpente, que era dita como símbolo da fauna regional. Veja um dos últimos registros da sucuri Ana Julia em rio de Bonito
Escolher o nome para alguém é uma tarefa difícil. Em muitos casos, homenagens são bem-vindas na hora do batismo. Não foi diferente no caso da sucuri gigante Ana Julia, encontrada morta às margens do rio Formoso em Bonito (MS). Assista a um dos últimos flagrantes da cobra acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
Leia abaixo sobre o que levou a cobra ter nome de gente e ser uma das sucuris mais famosas do mundo.
????????????Ana Julia, uma homenagem
O documentarista Cristian Dimitrius foi um dos primeiros a registrar a cobra nas águas límpidas do rio Formoso, em Bonito. Ao longo de uma década, quase que anualmente o especialista em registros da vida selvagem desembarcou na cidade para visitar a serpente.
O documentarista comenta que o nome Ana Julia é uma ligação direta à tradução da palavra "sucuri" para o inglês, que é Anaconda. Além de ser uma homenagem à música "Anna Júlia", da banda brasileira Los Hermanos.
"Inicialmente não tínhamos nomes, não sabíamos reconhecer cada individuo. Com passar do tempo passamos a entender melhor cada local, cada seguimento do rio e cada indivíduo que habitava ali. Quando pensei em 'ana alguma coisa', a primeira que veio na cabeça foi 'Ana Julia' , por causa da música dos Los Hermanos", relembra Dimitrius.
Sucuri gigante que viralizou em vídeo de biólogo holandês é encontrada morta em Bonito
Cristian Dimitrius/Reprodução; Divulgação
O documentarista explica que em uma das expedições, em 2014, a cobra gigante foi batizada. Alguns anos depois, quem também passou a acompanhar cientificamente a cobra foi a especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo Juliana Terra.
????????'Vovózona'
O nome dado a cobra foi adotado pela especialista da USP e guias de turismo de Bonito. Porém, alguns anos depois, outros instrutores de passeios pelo rio Formoso começaram a chamar Ana Julia de "Vovózona".
O nome tem a ver com tamanho e idade da cobra. Com quase 7 metros de comprimento e mais de 10 anos, o apelido pegou entre os guias.
Vilmar Teixeira faz passeios pela região e já havia registrado a cobra. "Eu coloquei o apelido na sucuri para poder identificar qual cobra eu registrava. Eu só em olhar as características sabia definir qual cobra era", comentou o guia de turismo.
????????A cobra mais famosa do mundo
Biólogo holandês nada ao lado de sucuri gigante em Bonito (MS)
Ana Julia já apareceu em vários vídeos, fotos e conteúdos que se espalharam pelo mundo. Aqui no g1, a sucuri foi manchete algumas vezes, sempre em reportagens evidenciando a espécie e desmistificando alguns mitos ao entorno da cobra gigante.
'Cafofo' das sucuris: jovem descobre toca de serpente gigante em MS; VÍDEO
Sucuri gigante surpreende aposentado em rio de MS: 'acho que comeu uma capivara'
Fotógrafo faz registro 'raro' de sucuri de mais de 6 metros em rio de água cristalina em MS
A mais recente aparição da cobra em um registro foi no começo deste ano. A sucuri morta é a mesma que viralizou em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk. Veja o vídeo mais acima.
Documentarista junto da cobra gigante.
Arquivo Pessoal
Ana Julia foi protagonista de documentários da BBC, reportagens internacionais e de pesquisas que envolvem cientistas de vários países.
????????Cobra simpática
Juliana Terra e Cristian Dimitrius explicam que as sucuris não são cobras agressivas, como são vinalizadas em filmes de Hollywood.
"Existe muito sensacionalismo e informações errôneas difundidas sobre a espécie, isso mostra que ainda temos muito trabalho de educação ambiental, pesquisa e conservação pela frente para desmistificar a espécie e evitar que casos como esse continuem acontecendo, a morte direta por humanos ainda é um dos principais fatores de morte das sucuris", pontuou a especialista Juliana Terra.
Cobra posando para câmera do documentarista.
Cristian Dimitrius/Reprodução
Ana Julia não fugia à regra da natureza. Dimitrius lembra dos encontros que teve com a cobra, sempre com cautela e respeito ao espaço do animal silvestre. "É a sucuri mais famosa do mundo. A Ana Julia era uma sucuri super calma, nunca, nunca demonstrou nenhuma agressividade", disse o documentarista.
"Sempre se deslocou bem devagar, tomava sol em horários quase que definidos. A cobra aparecia constantemente, aceitava nossa presença. Isso faz ela tão singular, era uma embaixadora da espécie pro mundo, e de estar sendo acompanhada por pesquisadores, fornecendo importantes informações para o conhecimento de toda a espécie", detalhou Cristian.
????????️Bonito, um destino de ecoturismo
Cobra era símbolo de Bonito (MS).
Cristian Dimitrius/Reprodução
Cobras como Ana Julia e em um cenário de águas cristalinas só são registradas em Bonito, capital nacional do ecoturismo.
Rios de águas límpidas e uma boa conservação da espécie fazem o combo perfeito para possibilidade dos registros na cidade. "Bonito é o único lugar do mundo onde encontros como esse são possíveis. O animal é extremamente importante pra cidade, como um todo", destaca Cristian.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS