O imunizante Abrysvo, fabricado pela farmacêutica Pfizer, deve ser aplicado nas grávidas durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uma vacina para o combate do vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, com destaque para a bronquiolite.
Quando acometida por uma bronquiolite, a criança tem uma maior produção de muco nos pulmões e por isso encontra mais dificuldade para a chegada do oxigênio ao sangue.
O VSR é responsável por 75% de todos os casos de bronquiolite, principalmente entre os menores de 2 anos. Nessa faixa etária, a mortalidade em decorrência da infecção é maior.
O imunizante Abrysvo, fabricado pela farmacêutica Pfizer, está indicado para a prevenção de doenças do trato respiratório em crianças desde o nascimento até os seis meses, por imunização ativa em gestante. Ou seja, a vacina deve ser aplicada nas grávidas durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.
A Agência já tinha autorizado o registro da vacina Arexvy (GlaxoSmith Kline), também destinada à prevenção de doenças causadas pelo VSR, porém com indicação restrita à população com idade superior a 60 anos.
Bronquiolite: o que é, sintomas e como tratar
Publicada por: RBSYS