Segundo a Agems, os passageiros devem se atentar ao utilizar um transporte legalizado, conferir as disponibilidades de horários e saber os direitos como usuário. o transporte intermunicipal mais seguro são aqueles que passam por inspeções e manutenções, além de empregar motoristas habilitados e qualificados, para a maior segurança ao passageiro
Agems/Reprodução
As férias de julho chegaram e algumas famílias que pretendem viajar de ônibus podem usar um aplicativo gratuito da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (Agems), o MS Trip, que ajuda no planejamento, na escolha do trajeto e da dicas de segurança para viajar.
Segundo a Agems, os passageiros devem se atentar ao utilizar um transporte legalizado, conferir as disponibilidades de horários e saber os direitos como usuário. Por isso, a plataforma mostra todos as empresas reconhecidas e o usuário também pode pesquisar datas, linhas e acessar links para páginas de venda de bilhete de empresas, com serviço on-line disponível.
Confira as dicas da agência aos interessados:
Bilhete - Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e somente com empresas cadastradas. A compra deve ser feita em pontos autorizados e em links oficiais. A emissão do Bilhete de Passagem Eletrônico é obrigatória e é um direito do passageiro ter em mãos.
Segurança – Antes do veículo partir, afivele o cinto de segurança. Muitos passageiros não têm no transporte público o mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mesmo no ônibus, existe o risco de ferimentos e mortes em acidentes de trânsito ao destino.
Todos sentados - Apenas em viagens com característica urbana, que utilizam ônibus modelo urbano (como Ladário/Corumbá, Jardim/Guia Lopes da Laguna, ou Aquidauana/Anastácio) é permitido viajar passageiro em pé. Nas linhas com distância maior, todos devem estar sentados.
Viagem em fretamento - Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela AGEMS. Nesse caso, não pode ser comprado bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo.
Conforme o órgão, o transporte intermunicipal mais seguro são aqueles que passam por inspeções e manutenções, além de empregar motoristas habilitados e qualificados, para a maior segurança ao passageiro.
O aplicativo está disponível nos dispositivos com sistema Android na Playstore e no IOS na App Store.
O MS Trip serve para auxiliar passageiros com empresas legalizadas, planejamento e entre outras ferramentas
Agems/Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS