A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quarta-feira (8) que vai abrir a Base Aérea de Canoas (RS) para operação de voos comerciais.
A iniciativa tenta amenizar o caos causado pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e de outros aeroportos comerciais no estado em razão das fortes chuvas – as maiores da história do Rio Grande do Sul.
A operação começa já nesta quarta (8), quando uma ação conjunta entre a FAB e a companhia aérea Azul levará um "voo humanitário" com donativos até a Base Aérea de Canoas.
Segundo a Força Aérea, o voo partirá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), passará por Guarulhos para receber mais doações e deve chegar a Canoas às 15h10.
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre a tragédia no Rio Grande do Sul
Marinha envia material e fuzileiros para montar hospital de campanha em Canoas, no RS
Na quinta (9), a operação será ampliada e passará a prever voos de quatro companhias aéreas. Os aviões, também com doações, devem pousar em Canoas às 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
Os voos comerciais com passageiros estão previstos, mas a data de início não foi anunciada. Segundo a FAB, a Base Aérea de Canoas também será usada para levar ao Rio Grande do Sul cidadãos gaúchos que estão em outras regiões.
"As ações são fruto de uma coordenação planejada entre o Ministério de Portos e Aeroportos, a FAB, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as companhias aéreas", informou a Força Aérea.
Imagens aéreas mostram aeroporto alagado em Porto Alegre
Publicada por: RBSYS