Corredor expresso, que liga a Zona Oeste ao Centro do Rio, tem 17 estações. Prefeitura divulgou detalhes da ampliação do horário de operação do BRT Transbrasil
Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
A partir deste domingo (7), o BRT Transbrasil vai passar a funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos a cada 10 minutos. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (6) pela Prefeitura do Rio.
A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), antes operando das 10h às 15h, terá seu horário estendido todos os dias da semana. O corredor expresso liga a Zona Oeste ao Centro.
A partir de segunda (8), o BRT Transbrasil começará a operar com 50 articulados. Os intervalos de viagens serão reduzidos para 5 minutos nos horários de pico.
Também na segunda, as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) ampliarão a operação, passando a funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos de 6 minutos durante os horários de maior movimento.
O corredor expresso passou a funcionar integralmente no sábado passado (30), com 17 estações.
Também no sábado começou a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, é limitada por segregadores (veja mais detalhes abaixo).
A faixa exclusiva dos BRTs tem um limite de velocidade de 60 km/h. Porém, na altura das estações, todos os veículos que circulam por ali devem reduzir a velocidade para 40 km/h.
Desde a primeira fase, iniciada em 24 de fevereiro, os articulados funcionam no trecho entre o bairro da Penha, Zona Norte, e o Gentileza. Os ônibus fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem até o Terminal Gentileza.
BRT Transbrasil e as pistas exclusivas
Reprodução/TV Globo
Com 26 km de extensão, o corredor Transbrasil tem dois terminais: Gentileza e Deodoro. O corredor expresso atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Com o funcionamento total, a prefeitura calcula que haverá uma redução de 50% no tempo de deslocamento.
Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
Estações BRT Transbrasil
Editoria de Arte/g1
Publicada por: RBSYS