Inmet emitiu um ‘alerta vermelho’ de onda de calor para a região até este sábado (11), mas condição deve ser estendida. Confira as temperaturas para o fim de semana. Sol em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
O final de semana que começa neste sábado (11) vai marcado mais uma vez pelo forte calor que já atinge o Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina há vários dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu, inclusive, um ‘alerta vermelho’ de onda de calor para a região até este sábado, mas a condição deve ser estendida novamente, já que a maioria das cidades tem temperaturas mais altas previstas para o domingo (12).
No Litoral Norte, por exemplo, os termômetros podem bater 34°C neste sábado e 38°C no domingo, em Caraguatatuba. São Sebastião tem máxima de 37°C no fim de semana, enquanto Ubatuba e Ilhabela podem chegar a 35°C.
São José dos Campos tem máxima prevista de 33°C e 34°C para sábado e domingo, respectivamente. Cidade vizinha, Taubaté pode bater os 34°C e 36°C.
As cidades da região bragantina devem registrar menos calor do que o Vale do Paraíba, embora ainda possam passar dos 30°C. Bragança Paulista pode ir até 31°C no sábado e 32°C no domingo.
Praia Grande, em Ubatuba (SP), neste sábado (16 de março de 2024)
Francisco Trevisan
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o prazo para o 'alerta vermelho' em 42 das 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina. Agora, segundo o órgão, o forte calor deve continuar até este sábado (11), mas essa condição pode ser estendida novamente.
O alerta vermelho representa ‘grande perigo’ e riscos à saúde, com temperaturas 5°C acima da média. A recomendação do Inmet é que, em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Até quando deve durar o calor?
A expectativa dos meteorologistas é que o calorão que atinge o Vale do Paraíba siga até pelo menos quarta (15) ou quinta-feira (16).
O motivo dos termômetros na região seguirem com registros altos é a ausência da chegada de frentes frias. As condições enfrentam um bloqueio atmosférico - uma forte massa de ar quente - e não conseguem avançar.
“Para esse calorão que estamos enfrentando acabar é preciso que uma massa de ar frio muito forte consiga empurrar a massa de ar quente que atualmente está sobre a região e avance”, explica Giovanni Dolif, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Calor atinge cidades da região nesta semana
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Publicada por: RBSYS