Com parceria entre Prefeitura e Associação Mata Ciliar. A parceria resultará na instalação de um Viveiro de Mudas Nativas e um Centro de Educação Ambiental Em um marco importante para a proteção ambiental em Bragança Paulista, a Prefeitura e a Associação Mata Ciliar, referência nacional no resgate e reabilitação de animais silvestres, firmaram uma parceria para a criação de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na cidade. O novo centro, que também abrigará um Viveiro de Mudas Nativas e um Centro de Educação Ambiental, representa um grande avanço na preservação da fauna local e na educação ambiental da população.
Na noite de quinta-feira (14/03), em solenidade realizada no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, ocorreu a assinatura do termo de permissão de uso entre a Prefeitura e a Mata Ciliar.
A Secretaria de Meio Ambiente já realizou diversas ações a favor da causa animal: mais de 19.200 animais, mais de10 mil animais atendidos pelo SAMUVET, mais de 21 mil mudas foram plantadas no município, além da aquisição de dois novos carros para fiscalização ambiental e verba parlamentar no valor de R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos veterinários. Com o convênio já existente com a Mata Ciliar, 3.462 animais já foram resgatados e reabilitados.
Uma das áreas é o Parque Frei Constâncio Nogara, no Jardim Águas Claras, e a outra é uma área verde no loteamento denominado Bragança L.U. As áreas têm grande relevância ambiental, além da necessidade de recuperá-las e conservá-las, elas estão inseridas nos projetos estratégicos da Zona Norte, previstos inclusive no Plano Diretor.
O Parque Frei Constâncio Nogara tem uma área de 117.780,73 m² e a área verde do Bragança L.U. tem 44.917,47 m², perfazendo o total de 162.698,20 m².
Dentre as ações que a Mata Ciliar irá realizar, está o desenvolvimento de atividades com os munícipes, principalmente com a comunidade local, por meio de projetos de educação ambiental, estimulando a reflexão e promovendo uma efetiva participação social na melhoria da qualidade ambiental e qualidade de vida no Jardim Águas Claras; apoiar a recuperação ambiental da região, particularmente do Córrego Águas Claras; apoiar a recomposição da mata ciliar e a revegetação de toda a área, visando à formação de um microclima ameno e favorável às práticas nele previstas.
Publicada por: RBSYS