Engenheiro e físico era professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM. Lula divulgou nota lamentando a morte do cientista. Ex- presidente do CNPEM, Rogério César de Cerqueira Leite,
Fernando Evans/G1
O cientista Rogério Cerqueira Leite morreu na madrugada deste domingo (1º), em Campinas (SP), aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM), instituição do qual o físico era presidente de honra e ex-diretor geral.
Segundo a Prefeitura de Campinas, o cientista morreu no Hospital Centro Médico, onde estava internado. O velório de Cerqueira Leite começa às 12h na capela do Cemitério Flamboyant, em Campinas, com sepultamento previsto para 17h.
Cerqueira Leite foi uma dos mais importantes cientistas brasileiros. Doutor em física pela Universidade de Paris, foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das faculdades da Unicamp, universidade que era professor-emérito.
O físico também comandou o CNPEM, instituição responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Rogério Cerqueira Leite morava em uma casa no bairro Gramado, área nobre de Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota, o presidente Lula lamentou a morte de Cerqueira Leite e disse que ele foi "um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil". Veja nota abaixo na íntegra.
Initial plugin text
Formação
Cerqueira Leite era graduado em Engenharia Eletrônica e Computação, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).
Nota presidente Lula
Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp.
Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país.
Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas àreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cequeira Leite.
Reportagem em atualização
Rogério Cezar de Cerqueira Leite recebe homenagem do ex-ministro Kassab pelos 30 anos do CNPEM
Divulgação/CNPEM
O Físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite
Divulgação/CNPEM
Rogério Cerqueira Leite diz que 'tribunal' do impeachment é conduzido por um 'fora-da-lei'
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Publicada por: RBSYS