Comitiva da Onu esteve no Parque da Cidade, um dos locais da COP 30, junto de autoridades brasileiras
Alex Ribeiro/Agência Pará
A Comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) deu aval aos planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a COP 30, que acontece em novembro, em Belém.
Segundo o governo do Pará, a avaliação positiva foi dada após uma série de reuniões e visitas entre quarta-feira (6) e sexta (8) para inspecionar se a cidade está pronta para receber milhares de participantes. A estimativa é que 50 mil pessoas estejam na COP na capital paraense.
Representantes da UNDSS vistoriaram locais que vão sediar a conferência, incluindo hospedagens, sistemas de transporte e estruturas de saúde e segurança, além do Parque da Cidade, local principal das reuniões.
???? Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segurança
Forças Armadas do Pará passam por treinamento para a Cop 30 com militares do RJ
???? Para a segurança, as reuniões reuniram, além das três esferas de governo e a comitiva da COP, representantes de forças de segurança. Mais de 10 mil agentes e militares devem atuar na COP em uma operação integrada.
A segurança deve integrar: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel). Muitos deles já vêm recebendo treinamento.
Mobilidade e hospedagem
Haverá bloqueios e liberações em vias estratégicas, barreiras de fiscalização e rotas para comboios de chefes de estado, incluindo o presidente Lula.
???? Um plano de mobilidade também foi apresentado à comitiva e, segundo o governo do Parpá, prevê mais de 240 ônibus exclusivos para o público com destino ao Parque da Cidade, onde ficará a Blue None.
Green Zone será instalado no novo Parque da Cidade
GreenZone
Atualmente, não há linhas de ônibus específica para o local. Visitantes do parque da cidade procuram o local a pé, de carro, veículo por aplicativo ou outras linhas de ônibus que passam pelo local. O parque abriu aos moradores de Belém em junho e deve fechar na próxima semana para preparação para COP. Desde que abriu, o trânsito tem registrado fluxo lento nos acessos ao parque.
???? Já para quem for se hospedar nos navios cruzeiros, que devem ficar ancorados no Pporto de Outeiro, também haverá transporte específico. Cerca de 100 veículos farão o transporte dos aproximadamente 5 mil participantes hospedados em navioso.
Este terminal fica a cerca de 20 quilômetros de distância do Parque da Cidade, principal local do evento. Atualmente, a capital paraense não é rota turística de cruzeiros.
???? Em relação às hospedagens, o governo do Pará não informou se a UNDSS fez observações ou alertas. A hospedagem tem sido um dos principais pontos de discussão para a COP 30, visto a demanda maior que os atuais leitos disponíveis e a repercussão de altos preços. O presidente da Áustria, por exemplo, cancelou a participação na COP 30 justificando como motivo os altos custos da viagem. O Brasil diz que vai tentar reverter a situação.
CEO da Cop 30 garante preços justos para hospedagens em novembro na capital
Saúde
???? Na saúde, a rede de atendimento para a COP 30 deve contar com hospitais regionais, prontos-socorros, unidades privadas e protocolos especiais do samu para garantir respostas rápidas. Entre eles, segundo o governo federal:
Hospital Regional Dr. Abelardo Santos
Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM)
Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Hospital da Mulher do Pará
rede privada localizada às proximidades do Parque da Cidade e do Porto de Outeiro (distrito de Belém).
O atendimento de saúde durante a COP tem preocupado moradores e algumas autoridades em Belém. A Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público do Pará, por exemplo, cobraram medidas à prefeitura de Belém por conta do 'PSM da14', importante unidade de saúde da cidade, após a prefeitura informar que ela ficaria fechada durante a COP para reformas.
Em visita a Belém no início de agosto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou investimentos do governo federal para melhoria nos atendimentos gerais na cidade (reveja abaixo):
Ministro da Saúde Alexandre Padilha cumpre agenda em Belém
LEIA MAIS:
A menos de 100 dias da COP30, metas climáticas aumentam a pressão
UFPA vai sediar 'Aldeia COP' para abrigar mais de 3 mil indígenas durante a COP 30 em Belém
Hospedagem na COP 30: Procon, Defensoria e Ministério Público notificam plataformas para excluir anúncios com preços abusivos
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Publicada por: RBSYS