Segundo o Corpo de Bombeiros, a liberação ocorrerá somente após todos os procedimentos de segurança serem cumpridos, o que inclui a contenção do produto, transbordo da carga e remoção do veículo. Local onde o caminhão parou
Corpo de Bombeiros
O viaduto que precisou ser interditado em Montes Claros após ser atingido por um caminhão-tanque de gás continua interditado na noite desta terça-feira (16). A informação foi confirmada pelo g1 junto ao Corpo de Bombeiros às 19h40.
Segundo a corporação, a liberação ocorrerá somente após todos os procedimentos de segurança serem cumpridos, o que inclui a contenção do produto, transbordo da carga e remoção do veículo.
Vazamento de gás de cozinha após acidente com caminhão mobiliza bombeiros e isola ruas, em Montes Claros
“Está prevista a vinda de uma equipe especializada de Bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastre (BEMAD), sediado em Belo Horizonte, para tentar realizar a contenção do vazamento. A equipe virá no avião do Corpo de Bombeiros saindo do aeroporto da Pampulha”, informaram os Bombeiros.
Além disso, foi acionada a empresa que fará o transbordo da carga, a previsão de chegada é no fim do dia. Uma equipe de técnica também está a caminho para acompanhar os trabalhos.
Entenda o caso
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 7h, o 7º Batalhão foi acionado para comparecer entre as ruas Tiradentes e General Carneiro, onde estava ocorrendo vazamento de Gás Liquefeito Petróleo (GLP), depois que um caminhão tentou passar debaixo do viaduto. Por conta da altura do veículo, o tanque acabou atingindo a estrutura do viaduto, onde passa uma ferrovia.
“O acidente provocou o rompimento da válvula de segurança na parte superior do tanque e o vazamento e extravasamento do gás para o ambiente. Na chegada dos bombeiros, o motorista e o operador do caminhão já estavam fora do veículo e não sofreram ferimentos.”
A corporação informou ainda que o condutor relatou que saiu de Ibirité (MG) para fazer a entrega do gás em Riacho dos Machados. Após dormir em Montes Claros, seguiu para o destino final sob orientação do GPS, que o direcionou para o viaduto. Sem observar a sinalização, acabou provocando o acidente.
Militares atuando durante a ocorrência
Corpo de Bombeiros
Providências adotadas
Por conta do acidente, os militares precisaram fazer o isolamento da área e evacuação das pessoas em um raio de 100 metros. Uma escola de educação infantil foi afetada.
“Devido ao risco de explosão e o forte cheiro de gás, os militares precisaram estar equipados com equipamento autônomo de proteção respiratória para entrar na zona quente a fim de aplicação de jato de água neblinado para dispersão dos gases emanados. Até o momento foram utilizados 31 mil litros de água para reduzir o risco de explosão.”
Além do Corpo de Bombeiros, foram acionados a MCTrans, a Polícia Militar, a Defesa Civil Estadual e Guarda Municipal. A Cemig fez o desligamento dos transformadores perto do local e a VLI interrompeu as atividades na linha férrea em cima do viaduto.
Rotas alternativas
Segundo a MCTrans, estão interditadas as seguintes ruas:
Tiradentes com Praça Cel Ribeiro
Juca Prates com rua Corrêa Machado
Leonel Beirão com rua Corrêa Machado
General Carneiro com rua Melo Viana
São Francisco com Tiradentes
Viaduto Chico Ornellas (Melo Viana)
Para acessar o Centro, os motoristas devem passar pelo bairro Santa Rita.
Área de isolamento
MCTrans/Divulgação
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Publicada por: RBSYS