O montante de recursos do IR destinado pelos contribuintes de Mato Grosso do Sul totalizou R$ 9,39 milhões em 2023. Contribuinte pode destinar parte do imposto a instituições que atendem crianças e idosos
Bruno Rezende
Contribuintes do Imposto de Renda 2024 podem dedicar parte do imposto para crianças e idosos em Mato Grosso do Sul. Segundo a Receita Federal, a medida incentiva o cidadão a destinar recursos a organizações beneficentes, e a ação não tem custos ao tributado. (Veja abaixo como doar)
A destinação pode ser feita diretamente na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), sob o limite de até 3% do imposto devido para cada um dos fundos, por meio da campanha “Eu sou Cidadão Solidário”.
Os recursos destinados pelo contribuinte podem ser utilizados pelo poder público em ações realizadas pelos próprios Conselhos, como o da Criança e do Adolescente e também do idoso, ou ainda via chamamento público, conforme explica o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMS), Otacílio dos Santos Nunes.
"O contribuinte ao direcionar esses valores para as instituições de Mato Grosso do Sul, o dinheiro que seria pago de imposto de renda fica aplicado no estado. Na realidade não é uma doação, porque quando você faz o direcionamento, se você tem imposto a recolher, você pega parte do imposto e direciona para o Conselho do Idoso ou da Infância e Adolescência. Então, na realidade, é um direcionamento de um dinheiro que iria para o Tesouro Nacional e ele é direcionado a esses conselhos e fica aqui no estado”.
De acordo com dados da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, o montante de recursos destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso pelos contribuintes de Mato Grosso do Sul totalizou R$ 9,39 milhões em 2023.
O número de contribuintes do IR que fizeram destinações também teve crescimento, de 42,4%, passando de 3.332 em 2022 para 4.747 em 2023.
Como doar?
Programa para declaração do Imposto de Renda de 2024.
Reprodução/Receita Federal
Primeiramente, o contribuinte deve baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou fazer a declaração online, preenchendo os dados pessoais, valores obtidos e recebidos no ano anterior.
Após essa etapa, selecione 'doações diretamente na declaração'. Lá, aparecerão as opções 'criança e adolescente' e 'idoso'. A quantia será calculada automaticamente, com base no valor declarado pelo cidadão.
Por fim, será emitido o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que pode ser pago via boleto, cartão de crédito, débito automático (caso seja parcelado) ou Pix.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS