Anderson Adauto (PV), Elisa Araújo (PSD), Franco Cartafina (PP), Paulo Piau (PSDB), Samir Cecílio (PL) e Tony Carlos (MDB) pretendem disputar corrida eleitoral em outubro. Pré-candidatos à prefeitura de Uberaba nas Eleições 2024
g1
Apesar da definição oficial sobre as candidaturas para a Prefeitura de Uberaba ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, as movimentações dos pré-candidatos já começaram.
O primeiro turno da eleição está marcado para 6 de outubro. Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito em Uberaba tem seis pré-candidatos confirmados pelos partidos.
Confira, a seguir, por ordem alfabética, o raio-x de cada um deles.
???? Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Anderson Adauto (PV)
Anderson Adauto
Divulgação
Anderson Adauto, de 67 anos, foi deputado estadual de 1987 a 2002. Também foi ministro dos Transportes durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 e 2004.
Em 2004, deixou o Ministério dos Transportes para se candidatar à Prefeitura de Uberaba, sendo eleito em outubro do mesmo ano. Nas eleições de 2008, foi reeleito em primeiro turno com 54,80% dos votos.
Alianças: PV, PT e PCdoB, PSB e PDT.
Vice-prefeito (a): não definido.
Bandeiras defendidas: desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda, e justiça social, priorizando saúde, educação, infraestrutura e sustentabilidade.
Elisa Araújo (PSD)
Elisa Araújo
Divulgação
Elisa Araújo, de 41 anos, tentará a reeleição pelo PSD. Na primeira vez que se candidatou, foi eleita prefeita de Uberaba nas eleições de 2020, sendo a primeira mulher a assumir o Poder Executivo da cidade.
Alianças: PSD, Novo, Republicanos, Solidariedade, PRD, União Brasil, Rede, PMB, DC, PMN.
Vice-prefeito (a): não definido.
Bandeiras defendidas: avanço de projetos já iniciados em seu governo, como o Programa Desenvolve Uberaba, que tem como principal projeto a Captação de Água do Rio Grande; usar tecnologia para agilizar a fila eletrônica e reduzir o tempo de espera para consultas, cirurgias e exames; atrair mais empresas e investimentos para Uberaba.
Franco Cartafina (PP)
Franco Cartafina, pré-candidato à Prefeitura de Uberaba
Divulgação
Esta é a primeira vez que Franco Cartafina, de 37 anos, se candidata a prefeito de Uberaba. Na carreira política, já foi vereador, sendo eleito em 2012 e reeleito em 2016. É líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e formado pelo RenovaBR.
Em 2018, Franco foi eleito deputado federal pelo PHS, com 53.390 votos. Em 2022 foi candidato a releição pelo PP obtendo 72.086 votos.
Alianças: PP, Podemos, Avante e Agir
Vice-prefeito (a): não definido.
Bandeiras defendidas: saúde, educação, agronegócio, direito do consumidor (sendo relator da maior atualização do CDC) e assistência social.
Paulo Piau (PSDB)
Paulo Piau, pré-candidato à Prefeitura de Uberaba
Divulgação
Paulo Piau, de 70 anos, foi secretário municipal de Agricultura, de Indústria, Comércio, Turismo e Esporte no começo da carreira política.
Foi eleito deputado estadual por três vezes (1995-1999/1999-2003/2003-2007) e também foi deputado federal por duas vezes (2007- 2011). Em 2012, foi eleito prefeito de Uberaba, sendo reeleito em 2016.
Alianças: PSDB / Cidadania
Vice-prefeito (a): não definido.
Bandeiras defendidas: saúde pública, educação, social e atração de investimentos.
Samir Cecílio (PL)
Samir Cecílio
Divulgação
Samir Cecílio, de 68 anos, já foi secretário municipal de Indústria e Comércio e presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra). Nas eleições de 2012, foi eleito vereador com 7.883 votos.
Alianças: ainda não definida.
Vice-prefeito (a): não definido.
Bandeiras defendidas: ligado à direita, Samir Cecílio defende a liberdade econômica, desenvolvimento tecnológico, a Constituição, a família, a vida desde a concepção, liberdade de expressão, legítimo direito à defesa, propriedade privada, diminuição da carga tributária, agroindústria e combate às drogas.
Tony Carlos (MDB)
Tony Carlos
Reprodução/Facebook
Tony Carlos, de 59 anos, foi vereador de Uberaba durante seis mandatos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1988, aos 23 anos. Também foi deputado estadual por dois mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Alianças: não informadas.
Vice-prefeito (a): não definido.
Bandeiras defendidas: cuidar das pessoas, principalmente na saúde, passando pelo desenvolvimento econômico da cidade.
???? Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
.
Publicada por: RBSYS