Aceleradora de negócios de impacto AMAZ, do Idesam, promove uma seleção todos os anos, onde iniciativas são escolhidas para passarem por um processo de aceleração de seus negócios. Empresas passam por processo de aceleração promovida pelo Idesam em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
Duas empresas de diferentes segmentos que atuam na Amazônia começaram a passar por um processo de aceleração promovida pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), em Manaus.
???? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A aceleradora de negócios de impacto AMAZ, do Idesam, promove uma seleção todos os anos, onde iniciativas são escolhidas para passarem por um processo de aceleração de seus negócios, segundo o responsável pela seleção, Rafael Ribeiro.
"A nossa seleção acontece todos os anos. Selecionamos de dois a seis negócios por ano para receber investimentos, capacitação, apoio como o que está acontecendo agora na oficina de aceleração", explicou Ribeiro.
Em 2023, uma das iniciativas escolhidas foi a do empreendedor Zeno Gemaque. Do Pará, ele produz castanhas do Brasil e amêndoas de cacau para comercialização. Ele soube da seleção, decidiu participar do processo e agora participa das ações de aceleramento em Manaus.
"A gente está passando por esse processo de aceleração e a gente está conseguindo dentro do apoio financeiro, mas assessoria jurídica, contábil, apoio de fundação dos produtos. Tudo isso está sendo muito importante para gente. Estamos conseguindo chegar em locais e dar passos que só a gente não ia conseguir dar", disse.
Empreendedor Zeno Gemaque, do Pará, produz castanhas do Brasil e amêndoas de cacau para comercialização.
Patrick Marques/g1 AM
Quem também foi selecionada foi a empresa de Vivian Chun. Como farmacêutica e agricultora, ela desenvolveu o próprio negócio que cria produtos cosméticos. Com suas duas especialidades, ela busca trazer a Amazônia em seus produtos e também preservar a natureza.
"Tudo aquilo que eu fui desenvolvendo, nesses anos todos, agreguei o que eu gostava de fazer, o que eu sabia fazer, com aquilo que eu acredito. Que é gerar renda através da regeneração. Hoje a gente tem uma linha de produtos cosméticos para o dia a dia das pessoas", comentou a empresária.
Empresária Vivian Chun produz cosméticos com insumos da natureza.
Patrick Marques/g1 AM
Em 2024, a aceleradora de negócios de impacto já iniciou as chamadas para seleção que deve acontecer neste ano, para as empresas que vão passar por aceleração em 2025. Iniciativas que vão poder ser fomentadas e também
"Essa sempre foi a nossa missão. Da empresa e como pessoa também. Eu sempre tirei isso como missão. A gente agrega valor dentro dos produtos que a gente tem, dentro da natureza. Esse é o caminho", finalizou Gemaque.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Publicada por: RBSYS