O g1 separou algumas das principais atividade culturais na primeira semana do Festival de Teatro Internacional (FIT) de Rio Preto (SP). Começa no dia 18 de julho o Festival Internacional de Teatro (FIT) 2024 em São José do Rio Preto (SP). O g1 separou algumas das atividades culturais previstas para ocorrer na primeira semana do evento. Confira os detalhes:
???? Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Fênix - Onde Nascem os Sonhos
"Fênix - Onde Nascem os Sonhos" que é apresentado pelo FIT 2024 de Rio Preto (SP)
Sérgio Fernandes/Divulgação
Evento: Quatorze bailarinos vêm de vivências com distintos estilos de dança em comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, da capoeira ao ballet, passando por funk, breaking e outras danças populares brasileiras. Essa base alimenta a concepção e a coreografia de Fênix, um espetáculo de passinho e funk que percorre diversos aspectos das danças populares contemporâneas, seguindo as batidas de uma banda ao vivo em cena.
Data: 18/07
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Nelson Castro (Avenida Duque de Caxias, Vila Ercilia em Rio Preto)
Ingressos: Entrada gratuita.
Naquele Bairro Encantado - Ensaio para uma Serenata
"Naquele Bairro Encantado - Ensaio para uma Serenata" que é apresentado no FIT 2024 de Rio Preto (SP)
Divulgação
Evento: O Teatro Público faz um trabalho de reencantamento da cidade, visitando vizinhanças com o espetáculo itinerante Naquele Bairro Encantado. Circula pelas ruas, adentra as casas, conversa com os habitantes e modifica as paisagens humanas com um grupo de senhoras e senhores mascarados, mensageiros de uma nostalgia musicada.
Data: 19, 20 e 21 de julho.
Horário: 19h
Local: Confira os locais neste site.
Ingressos: Entrada gratuita.
O Ventre do Traviarcado
"O Ventre do Traviarcado" que é exibido pelo FIT 2024 de Rio Preto (SP)
Divulgação
Evento: O curta-metragem O Ventre do Traviarcado resgata histórias da comunidade trans e travesti entre os anos 1970 e 1990, sob o olhar de um grupo de artistas também trans e travestis, dirigido por María Clara Ferré dos Santos. Na fronteira das linguagens da dança, performance e artes visuais, as artistas revisitam fatos históricos, como a eclosão da epidemia de HIV, a operação Tarântula (que varreu as ruas da capital paulista em 1987 em perseguição a travestis) e rememoram figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.
Data: 20 e 21 de julho.
Horário: 19h e 23h
Local: Confira os locais neste site.
Ingressos: Reservas podem ser feitas neste site.
Tchau, Amor
"Tchau, Amor" que é apresentado no FIT 2024 em Rio Preto (SP)
Gyl Giffony/Divulgação
Evento: Tchau, Amor dá corpo aos fragmentos de um discurso amoroso, arranjados de maneira não linear, de maneira que o público se inquiete para dar seu sentido às cenas. Com um trabalho de teatro-dança que referencia artistas como Pina Bausch (e seu Café Müller), a Inquieta Cia. Faz da estrutura estilhaçada do jogo de amarelinha cortazariano um pretexto para a construção de uma dramaturgia labiríntica, pela qual perambulam quatro frequentadores de um bar: a dona, o garçom, a cliente e o seresteiro. Personagens desencontrados que se expressam pela dança, canto e palavra.
Data: 20 e 21 de julho.
Horário: 21h
Local: Teatro Municipal Paulo Moura ( Avenida Duque de Caxias, 3900, Jardim dos Seixas)
Ingressos: Ingressos à venda neste site.
Memórias de Machadinho
"Memórias de Machadinho" que é apresentado no FIT 2024 de Rio Preto (SP)
Divulgação
Evento: Vindo das páginas de O Alienista, o médico Simão Bacamarte examina alguns pequenos espectadores de Memórias de Machadinho, buscando uma aproximação entre os corações valentes desta plateia e o do escritor carioca, Machado de Assis (1839-1908). Observador da vida íntima e pública brasileira do século XIX, Machado a retratou em seus livros com rara sagacidade e com invenções narrativas, inclusive ao questionar quem seriam os alienados em um mundo “virado do avesso”.
Data: 21/07
Horário: 15h e 19h
Local: Centro Cultural Sesi
Ingressos: Reservas podem ser feitas neste site.
Parahyba Rio Mulher
"Parahyba Rio Mulher" que é apresentado no FIT 2024 em Rio Preto (SP)
Rodrigo Leal/Divulgação
Evento: Parahyba Rio Mulher reúne o público para afirmar, ainda uma vez mais, o lugar da mulher em uma sociedade estruturada patriarcalmente. A história de Anayde Beiriz (1905-1930) conduz a apresentação, entremeada por comentários críticos sobre o machismo no passado e no presente.
Data: 21, 22 e 23 de julho.
Horário: 17h, 19h e 15h
Local: Conferir no site.
Ingressos: Entrada gratuita.
Os Quatro Cantos de Elpídio
"Os quatro cantos de Elpídio" que é apresentado no FIT 2024 em Rio Preto (SP)
Edson Prudêncio/Divulgação
Evento: Com texto e direção de Talita Cabral, esse romance popular criado pela Cia Navega Jangada faz uma dupla declaração de amor: à música, por sua capacidade de mobilizar sentimentos; e ao compositor, esse artista que tantas vezes permanece esquecido, sem reconhecimento ou no anonimato, mas que possui a artesanía delicada da expressão dos sentimentos em palavras.
Data: 21, 22 e 23 de julho.
Horário: 19h
Local: Conferir neste site.
Ingressos: Entrada gratuita.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Publicada por: RBSYS