Em breve, atrações vão tomar a capital paranaense e se espalhar em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. 32ª edição do Festival de Curitiba começa em 25 de março e termina em 4 de abril. Mostra AnimaRua - Laia e o Voo da Imaginação - Cia Tu Mateixa de Marionetes
Marina Decourt
A Mostra Fringe desta 32ª edição do Festival de Curitiba apresenta atrações de 14 estados brasileiro, além de trabalhos da Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Ao todo serão 285 espetáculos oferecidos, sendo mais de 100 gratuitos e boa parte pode ser visto pelo sistema Pague Quanto Vale, onde a contribuição é espontânea.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O maior evento de artes cênicas da América Latina começa em 25 de março e mexe com a ansiedade do público. A expectativa é de que cerca de 200 mil pessoas passem pelo festival que termina em 7 de abril.
???? Confira a página especial do g1 sobre o Festival de Curitiba ????
Durante as duas semanas do Festival espetáculos de teatro, circo, música, dança e outras expressões artísticas vão ocupar mais de 70 espaços na cidade e Região Metropolitana com programação para agradar os mais diversos públicos.
O Fringe é dividido em três categorias:
39 espetáculos de Rua
32 espaços com circuito independente
10 Mostras
Leia também:
CASO DANIEL: 'Fui apenas uma marionete', diz jovem absolvida de envolvimento no assassinato do jogador Daniel
Pedágios no Paraná: veja quais são as praças e as tarifas que voltam a ser cobradas neste sábado (23)
Mostra MoiM é uma das atrações do Fringe
Vitor Dias
A pluralidade do Fringe
Priscila de Morais é coordenadora do Fringe. Ela destaca que a diversidade de linguagens e de gênero foram os critérios utilizados para selecionar as Mostras desta temporada.
“Tenho dormido poucas horas, trabalho nos fins de semana e meu celular não para de receber mensagens, mas apesar do ritmo insano de trabalho neste período, estou muito feliz e animada com mais esta edição. É muito realizador ver todas as regiões do Brasil representadas no festival e oferecer ao público trabalhos de qualidade”, declara.
Ela faz questão de lembrar que a programação gratuita não está só na rua, mas também nos teatros. Trata-se de uma grande oportunidade para conhecer trabalhos nunca vistos e novas companhias.
Essa divisão por Mostras ajuda o público no momento de escolher a peça e também facilita aspectos administrativos.
“Este formato de Mostras ajuda o público a fazer escolhas mais assertivas, de acordo com suas preferências. Já para nós, como organizadores do evento, esse desenho nos auxilia a oferecer mais estrutura e benefícios aos artistas participantes, principalmente, de fora da cidade e da Região Metropolitana, tais como: auxílio financeiro, hospedagem e alimentação”, conta Priscila.
???? Acesse a programação do Fringe ????
Leia também:
Para todo mundo: 32º Festival de Curitiba oferece mais de 100 espetáculos gratuitos
Expectativa: Jovem escolhe Festival de Curitiba para ir ao teatro pela primeira vez
Mostra Surda: Estreia do Festival de Curitiba tem sete produções em Libras e exibição gratuita
Confira as Mostras do Fringe e acesse a programação:
Mostra Frexo de Teatro Egresso da Unespar – produzida por egressos estudantes do Bacharelado em Artes Cênicas;
MoiM – mostra de improvisação com artistas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo;
Mostra Casa Eliseu Voronkoff – reúne trabalhos produzidos pelos núcleos de pesquisa, pelos cursos permanentes do Centro Cultural Casa Eliseu Voronkoff;
AnimaRua – mostra de teatro de formas animadas de rua e teatro lambe-lambe com artistas nacionais e internacionais nas ruas de Curitiba;
À Curitibana – traz quatro espetáculos da Cia de mesmo nome, sendo um deles em parceria com o ator e diretor Mauro Zanatta;
Limítrofe do Corpo – mostra de performances que investiga o corpo em suas dimensões de plano e espaço;
Minas Mostra – reúne a diversidade da criação teatral do estado de Minas Gerais;
Mostra Súbita Companhia – apresenta um recorte da produção do coletivo de artistas de Curitiba que teve início em 2007.
Namoskà – idealizada pela Cia KÀ de Teatro proporciona uma imersão no teatro independente;
Telúrica – mostra de palhaçaria com destaque para o protagonismo das mulheres e minorias.
Network do teatro
O evento também irá promover a segunda edição da “Rodada de Conexões”, que reúne e aproxima curadores e programadores de festivais e salas de teatro de todo o Brasil com companhias presentes no Fringe e, também, grupos de Curitiba.
“É uma possibilidade de intercâmbio e de se fazer conhecido, presente. Cumpre com o objetivo de ser uma vitrine da produção teatral contemporânea”, explica.
Para não ficar fora desta festa, não esqueça que os espaços fechados estão sujeitos à lotação.
As senhas para os espetáculos gratuitos ou que pedem contribuição espontânea serão distribuídas 1 hora antes do horário de início.
Os ingressos para os espetáculos pagos devem ser adquiridos no site do Festival, na bilheteria oficial ou no próprio teatro no dia da apresentação, 1h antes do início da sessão.
32º Festival de Curitiba
????️ Quando: 25/3 a 7/4 de 2024.
???? Valores: até R$ 85;
????️ Ingressos: neste link e na bilheteria do Park Shopping Barigüi, de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 12h às 20h.
???? Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Publicada por: RBSYS