Na operação, foram encontrados 43kg de cabos subterrâneos furtados do BRT e um homem foi detido. Operação em Campinas multa depósitos por falta de comprovação da origem de fios de cobre
A Guarda Municipal de Campinas (SP) apreendeu 1,1 tonelada de fios de cobre sem origem comprovada em quatro depósitos de recicláveis e sucatas no Jardim Novo Campos Eliseos, nesta sexta-feira (12). Em um dos estabelecimentos, foram encontrados 43kg de cabos subterrâneos furtados de estação do BRT.
Na operação, foram fiscalizados sete estabelecimentos que eram monitorados por suspeita de compra e revenda de fios de cobre furtados de semáforos e do Corredor BRT na metrópole.
Equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Urbanismo também participaram da ação.
???? Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Guarda Municipal apreende 1,1 tonelada de fios de cobre sem origem comprovada no Jardim Novo Campos Eliseos
Guarda Municipal de Campinas
De acordo com a Prefeitura de Campinas, entre os locais fiscalizados, em três foram encontrados fios sem origem comprovada. Contudo, como não foi possível comprovar o crime de furto, foi aplicada multa de R$ 4,5 mil, e o material recolhido.
No quarto estabelecimento, além da apreensão e multa, um homem foi autuado em flagrante, detido e encaminhado à 2ª Delegacia Seccional, após os guardas encontrarem 43kg de fios de cobre de cabos de energia subterrânea da iluminação da estação do BRT furtados. Destes, 27kg estavam intactos, e 18kg parcialmente queimados.
No local, também foram apreendidos materiais de alumínio sem origem comprovada.
Segundo a Emdec, em média, é registrada uma ocorrência de furto de cabo nos corredores BRT por semana. E em 2024, 81 semáforos foram prejudicados, gerando um prejuízo de R$ 75 mil.
Guarda Municipal apreende 1,1 tonelada de fios de cobre sem origem comprovada no Jardim Novo Campos Eliseos
Guarda Municipal de Campinas
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Publicada por: RBSYS