Durante esta semana, o Hemocentro da cidade terá café especial, distribuição de camisas e certificados para doadores frequentes. Doação de uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O gesto de solidariedade (uma única doação) pode salvar até 4 pessoas. O Hemocentro de Governador Valadares está com uma programação especial durante toda esta semana.
???? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Além de Valadares, a região Leste de Minas tem uma unidade da Hemominas em Manhuaçu. Também é possível doar no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. (Saiba os endereços e como agendar sua doação abaixo)
Durante esta semana, quem for ao hemocentro de Governador Valadares doar será recebido com café da manhã especial. Além disso, os doadores vão receber camisetas e os mais frequentes receberão certificado.
Em todo o estado, segundo a fundação, os tipos sanguíneos com estoque mais baixo são A-, O- e O+. No entanto, todas as tipagens são bem-vindas.
Escolha da data
Segundo o Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados onde a busca por transfusão acaba sendo maior.
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
???? Onde doar na região?
Hemocentro de Governador Valadares fica na rua Barão do Rio Branco, 707 - Centro - Atendimento de 7h30 às 16h - telefone (33) 3212-5800
Hemonúcleo de Manhuaçu fica na rua Frederico Dolabela, 289 - Centro - Atendimendo de 8h às 16h - telefone (33) 3339-3500
Ipatinga - O Hospital Márcio Cunha disponibiliza canais de atendimento como o telefone (31) 3829-9600, WhatsApp nos números (31) 99686-1060 ou 98480-8199, além de atendimento presencial na unidade I do hospital. O setor de hemoterapia está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, pronto para orientar e agendar a doação.
???? O que é preciso para doar?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos de idade;
Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior;
Pesar mais de 50 kg;
Estar bem descansado no momento da doação;
Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
Não ter tido hepatite após os 11 anos;
Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
O gesto de doar sangue não requer jejum, o que torna o processo ainda mais acessível para a população.
A supervisora de laboratório do Hospital Márcio Cunha, Mirele Garcia, destaca que o estoque de sangue é um dos pilares que garante a eficácia no atendimento hospitalar, principalmente em emergências e cirurgias complexas. De acordo com Mirele, a doação de sangue é um processo seguro para o doador e para o receptor, garantindo a proteção contra doenças e a correta armazenagem do sangue.
"Todos os procedimentos são realizados com materiais descartáveis e estéreis, e os testes laboratoriais asseguram que o sangue coletado esteja livre de doenças infecciosas. Essa segurança é uma das razões pelas quais a doação é considerada um ato de amor e de cuidado com a vida", explicou.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Publicada por: RBSYS