Regata Refeno tem barcos gaúchos que ajudaram nas enchentes do RS
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a ampliação no número de barcos que vão participar da 36ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que será realizada em setembro (veja vídeo acima). A partir deste ano 110 veleiros podem se inscrever na prova. Até 2024, o limite era de 100 embarcações.
Segundo o órgão, a flexibilização foi feita com condicionantes ambientais e “atende à demanda da Refeno, evento consolidado em Fernando de Noronha há 36 anos”.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Durante a regata, equipes do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio estarão em campo para fiscalizar as embarcações e as ações das tripulações. O objetivo é garantir o cumprimento das normas ambientais de Noronha.
“A atuação visa garantir que a presença das embarcações não afete a biodiversidade marinha e costeira da ilha, que é dividida em duas unidades de conservação Federal e reconhecida como Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”, esclareceu o instituto.
Refeno tem partida em setembro
Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga
LEIA TAMBÉM:
Regata Recife-Fernando de Noronha 2025 terá shows de Alceu Valença, Jota Quest e Digão
Inscrições
A organização da Refeno informou que, até esta segunda (4), 104 barcos estavam inscritos na competição — um aumento de 10% em relação ao ano passado.
Nas décadas de 1990 e 2000, não havia limite de participantes. O recorde foi registrado em 2004, com 146 barcos inscritos. Desses, 122 completaram a travessia.
A largada da Refeno está marcada para o dia 27 de setembro, no Marco Zero, no Recife.
O percurso tem 300 milhas náuticas (560 km) , a travessia é considerada um marco para comandantes e tripulantes de barcos de vários estados do Brasil e alguns de fora do país.
Já estão confirmadas embarcações de 14 estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Também participarão cinco barcos estrangeiros: três da Argentina, um da Espanha e um da Dinamarca.
Em 2024, o vencedor foi o veleiro pernambucano Adrenalina Pura, que completou o percurso em 18 horas, 49 minutos e 25 segundos.
Adrenalina Pura venceu a 35ª edição da Refeno
Hugo Menezes/
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Publicada por: RBSYS