Peregrinação ocorre durante a quarta visitação ao Brasil. Urna armazena um pedaço de fêmur e do pé da carmelita francesa canonizada no século XX. Programação ocorrerá de 1º a 4 de abril em Macapá. Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus estarão de 1º a 4 de abril em Macapá
Reprodução
As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face estarão em Macapá a partir da próxima segunda-feira (1º) durante uma peregrinação que percorre diversos estados brasileiros. A santa é a padroeira das missões e estará na capital até o dia 4 de abril.
Para receber as relíquias uma vasta programação foi organizada e inclui missas, vigílias, passei ciclístico e exposição. A missa de acolhida será realizada às 18h no Pequeno Carmelo de Macapá, pelo bispo dom Pedro Conti.
“A importância é para recordar dois jubileus. O primeiro é de seu nascimento há 150 anos. E o segundo é para os 100 anos de sua canonização para lembrar ao povo brasileiro que a santidade é possível para todos”, descreveu a irmã Lucinara Maria do Espírito Santo, da organização da peregrinação em Macapá.
A urna pesa cerca de 150 quilos e foi encaminhada da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França até o Brasil. Essa é a quarta vez que a urna é exposta no país.
A urna, que armazena um pedaço de fêmur e do pé da carmelita francesa canonizada no século XX, está no Brasil desde o dia 1 de fevereiro, quando passou pela cidade de Trindade (GO). Até o momento, as relíquias já passaram por dois estados e o Distrito Federal.
Santa Teresinha do Menino Jesus
Marie-Françoise-Thérèse Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França e faleceu no dia 30 de setembro de 1897, em Lisieux. Santa Teresinha do Menino Jesus é um título que foi dado a ela após sua morte e é uma referência à sua devoção ao Menino Jesus. Ela era conhecida por sua profunda devoção a Jesus Cristo, especialmente em sua infância, e frequentemente se referia a Jesus como "Meu Bem-Amado" ou "Meu Pequeno Rei".
Ela é uma das santas mais populares da Igreja Católica e é conhecida por sua "Pequena Via" de espiritualidade, que enfatiza a simplicidade e a confiança na misericórdia de Deus. Teresinha entrou no convento das carmelitas em Lisieux aos 15 anos e viveu uma vida de humildade e amor a Deus. Ela foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.
Veja a programação:
1º de abril – segunda-feira
17h - Chegada e acolhida das Relíquias em frente ao Pequeno Carmelo
18h - Missa de acolhida no Pequeno Carmelo – Dom Pedro José Conti
19h30h - Peregrinação para paróquia S. Terezinha em Fazendinha
Vigília noturna na Paróquia S. Terezinha
2 de abril – terça-feira
15h - Missa solene na Paróquia S. Teresinha – Pe. Jorge
16h30 - Saída em carreata da paróquia S. Terezinha
18h - Acolhida na Catedral
19h - Missa na Catedral – Pe. Raffael
20h - Carreata para Pequeno Carmelo
22h - Vigília noturna no Pequeno Carmelo a partir das
3 de abril – quarta-feira
6h - Missa– Pe. Rosielson e seminário
Visitação durante todo o dia no Pequeno Carmelo
18h - Missa – Pe. Sisto
19h - Pedal com S. Terezinha pela cidade de Macapá
Bênção das rosas e dos ciclistas: ao término do Pedal – Pe. Rosielson
22h - Término da visitação
4 de abril – quinta-feira
8h - Peregrinação para comunidade s. Terezinha (Marabaixo)
9h - Missa na Comunidade Terezinha
10h30 - Peregrinação para o Santuário de Fátima
12h - Missa no Santuário de Fátima
14h - Retonho ao Pequeno Carmelo
18h - Missa de conclusão da presença das relíquias
20h - Conclusão das visitas
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Publicada por: RBSYS