A iniciativa vai beneficiar moradores de comunidades vizinhas da MRN, na região Oeste do Pará. Participantes do curso de operação de máquinas pesadas durante aula teórica
Ascom MRN / Divulgação
Começou nesta semana em Oriximiná, oeste do Pará, um curso de capacitação promovido pela Mineração Rio do Norte (MRN), em parceria com empresas parceiras. A iniciativa faz parte do Programa KOP-B (Komatsu Operator Program Beginner – Programa Operador Iniciante) e visa preparar operadores de máquinas pesadas, oferecendo tanto treinamentos teóricos quanto práticos.
Raimundo da Silva Filho, 41 anos, morador da Comunidade do Castanhal, localizada na zona rural de Oriximiná, é um dos participantes do curso. Junto com outros 12 alunos oriundos de comunidades da região, ele resolveu concretizar um desejo antigo: trabalhar com máquinas pesadas.
“Eu dizia que a primeira coisa quando recebesse minha habilitação seria fazer esse curso. Eu agradeço a Deus por ter esta oportunidade que, com certeza, vai abrir muitas portas para mim porque tanto a MRN quanto a Komatsu são empresas muito faladas no mercado de trabalho”, disse Raimundo.
O curso tem duração de dois meses e conta com aulas práticas e teóricas, proporcionando aos participantes uma formação completa na operação de máquinas pesadas. A moradora da Comunidade Boa Vista, Gisele Ferreira, vê no curso uma chance de avanço profissional. "Eu escolhi fazer esse curso porque é mais uma oportunidade para engajar minha carreira. As oportunidades devem ser agarradas e eu quero crescer, entrando em uma empresa que me dê reconhecimento. Hoje, para as mulheres, é muito difícil entrar na mineração. Quero ser vista e reconhecida um dia”, declarou.
A preparação dos alunos ficará sob a responsabilidade do instrutor e consultor técnico da Komatsu, Eduardo Ângelo do Bom Conselho, que destacou a parceria com a MRN para realização do curso e a chance de levar qualificação profissional até moradores de comunidades quilombolas e ribeirinhas.
“O programa consiste em formar operadores de equipamentos para mineração, obedecendo todos os critérios de segurança existentes. Trazer para a região equipamentos de médio e grande porte é difícil e esta união com a empresa é fundamental para oferecer aos alunos a oportunidade de conhecerem os equipamentos e as normas de operação, com toda a segurança possível”, explicou.
Hugo Fernandes, supervisor de treinamentos da Komatsu Brasil, destacou os pilares do programa KOP-B que, segundo ele, converge com as ações da MRN voltadas para as comunidades. "A MRN tem o propósito de investir nas comunidades locais, algo muito alinhado ao que o KOP-B propõe, que nada mais é do que investir nas comunidades vizinhas por meio da educação técnica e corporativa. O curso é para aqueles que desejam iniciar uma carreira como operadores de máquinas e eles terão a oportunidade de experimentar a primeira operação desses equipamentos”, reforçou.
Para Magda Damasceno, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da MRN, a iniciativa pode fortalecer a economia da região, oferecer novas oportunidades de emprego e desenvolvimento comunitário, sem deixar de garantir uma maior relação entre a empresa e os moradores de comunidades da região. "
Os cursos profissionalizantes abrem as portas do mercado de trabalho, então, dessa forma, as comunidades têm a oportunidade de ampliar condições de emprego e renda. Toda formação é uma troca. Nós ensinamos, mas também aprendemos. Aqui, temos a possibilidade de aprender com as comunidades e elas têm a chance de levar conhecimentos técnicos que vão ampliar a rede de contatos e as oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Publicada por: RBSYS