O novo primeiro-ministro, Keir Starmer, promete devolver estabilidade à economia, melhorar os serviços públicos e conter a alta do custo de vida. Rei Charles abre ano do Parlamento Britânico
No discurso de abertura do Parlamento Britânico, o Rei Charles III apresentou o plano do novo governo do Partido Trabalhista.
É um teatro que os ingleses dominam. Em uma cerimônia cheia de protocolos, o Rei Charles leu o programa do novo governo britânico. Nesse caso, do primeiro governo do Partido Trabalhista no país em 14 anos.
O novo primeiro-ministro estava na plateia. O plano de Keir Starmer, lido pelo Rei, promete devolver estabilidade à economia, melhorar os serviços públicos e conter a alta do custo de vida. O rei anunciou também um projeto para combater o alto consumo dos vapes, os cigarros eletrônicos.
Na política externa, o novo governo reafirmou o apoio à Ucrânia na guerra com a Rússia. Para o conflito no Oriente Médio, defendeu a política de dois Estados - a criação de um Estado Palestino que conviva em segurança com o Estado de Israel.
Rei Charles III apresenta plano do novo governo do Partido Trabalhista
Reprodução/TV Globo
Na cerimônia muito inglesa no Parlamento, uma imagem em especial chamou atenção: de um gesto democrático que em outros tempos era normal, mas que hoje merece destaque. Conservadores e trabalhistas sorrindo juntos, papeando. Adversários políticos, Keir Starmer e o antecessor Rishi Sunak mostram um caminho possível.
LEIA TAMBÉM
Em discurso no Parlamento, Rei Charles 3º aponta plano do novo governo para conter custo de vida
Publicada por: RBSYS