Segundo a Aena, concessionária que administra o aeroporto, houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a torre de controle. Operação ficou paralisada por cerca de uma hora e meia. Avião da Latam realiza pouso após queda de energia no Aeroporto de Congonhas
Pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, na Zona sul de São Paulo, foram suspensos às 14h25 desta sexta-feira (15) após falha de energia. Por volta de 15h50, a operação foi retomada e aeronaves voltaram a decolar.
Segundo a Aena, concessionária que administra o aeroporto, houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a torre de controle.
Avião da Latam decola no Aeroporto de Congonhas após suspensão temporária da operação
Reprodução/TV Globo
"A concessionária de energia já foi acionada para a solução do problema. Todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o restabelecimento da energia", diz nota.
Espaço aéreo de Congonhas vazio por volta das 15h; aviões se concentram próximos ao aeroporto em Guarulhos
Reprodução/FlightAware
Pelo site Flight Aware, por volta das 15h, era possível ver vazio no espaço aéreo no entorno de Congonhas, e os aviões se concentrando próximos ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Um voo que saiu de Porto Alegre às 13h18 teria previsão de aterrissar em Congonhas às 15h32. A aeronave pousou no em Guarulhos.
Há relatos de passageiros que estão há uma hora dentro do avião. Passageiros também reclamam do calor extremo por causa do ar condicionado desligado no saguão do aeroporto. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima prevista para esta sexta é de 35°C.
Aeronaves da Gol aguardam em solo normalização do Aeroporto de Congonhas
Reprodução/TV Globo
Initial plugin text
Initial plugin text
Em nota, a Latam informou que "a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Congonhas na tarde desta sexta-feira (15/3) forçou a companhia a alternar ou cancelar parte de seus voos em São Paulo. Esta é uma situação totalmente alheia ao controle da companhia, que está prestando a assistência necessária aos passageiros. A LATAM adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma operação segura a todos".
Aeroporto de Congonhas
Cíntia Acayaba/g1
Publicada por: RBSYS