Rampas de acesso à praia serão construídas entre os canais 4 e 6 e haverá a ampliação de passarelas sobre os canais 5 e 6. Válvulas anti retorno ainda devem ser instaladas em trechos do canal 3. Novas rampas de acesso à praia serão construídas entre os canais 4 e 6
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Os canais de Santos, no litoral de São Paulo, irão ganhar novas rampas de acesso à praia, ampliação de passarelas e dispositivos para combate aos alagamentos. De acordo com a Prefeitura de Santos, a instalação dos equipamentos, entre os canais 3 e 6, deve ser iniciada em maio (confira mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a administração municipal, as obras serão realizadas pela empresa Focus Consulting Engenharia Ltda. O prazo para conclusão é de 16 meses a partir da ordem de serviço, que deve ser expedida nos próximos dias. Ao todo, serão investidos R$ 3,5 milhões.
O projeto inclui a construção de quatro rampas com escada para acesso à faixa de areia entre os canais 4 e 6, prolongamento das passarelas de pedestres sobre os canais 5 e 6, junto ao mar, e recuperação de muretas e taludes dos canais 3 ao 6.
Duas rampas de acesso serão construídas em frente à Rua Oswaldo Cochrane e à Basílica de Santo Antônio do Embaré, e os demais nas proximidades da Fonte do Sapo e na altura das ruas Alexandre Martins e General Rondon, na Praia da Aparecida (entre os canais 5 e 6).
Passarelas sobre os canais 5 e 6 devem ser ampliadas em Santos
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Cada rampa terá 11 metros de extensão e 1,2 metros de largura. A iniciativa busca facilitar a circulação dos banhistas, sobretudo nos períodos em que a força da maré retira volumes de areia, criando um degrau entre o passeio e a praia.
Já o prolongamento das passarelas, no trecho de praia, será realizado visando minimizar os efeitos da movimentação da maré e das ressacas, que removem grande volume de areia e criam degraus que dificultam a circulação de banhistas.
Além disso, serão instaladas válvulas anti retorno no canal da Avenida Washington Luiz (canal 3), que impedirão a entrada de água do mar durante a ocorrência de maré alta, minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas.
Segundo a prefeitura, a instalação do equipamento foi precedida por estudos a cargo de empresas especializadas, e deve ocorrer no ponto de junção das redes de drenagem da avenida com as ruas Lincoln Feliciano, Pindorama e Jorge Tibiriçá. De acordo com a administração municipal, esses são os primeiros dispositivos com essa função a serem instalados na rede de drenagem de Santos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Publicada por: RBSYS