Programa reserva aventuras no interior de São Paulo e uma receita com valor afetivo. Ave observada em Botucatu, interior de São Paulo
Márcio de Campos
No programa deste sábado (16), você acompanha uma viagem até Botucatu (SP), onde pescadores estão recebendo cursos para serem também guias de observação de aves, aptos a ensinar um pouco mais sobre as espécies da região.
Também em São Paulo, a equipe visita a nascente Areia que Canta, onde pequenas pedras de areia, quando esfareladas, emitem um som semelhante ao de um passarinho cantando. Na Hora do Rancho, aprenda uma receita de torta de banana com canela.
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo, às 14h30. Para os telespectadores que não são das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após sua exibição na TV.
Pescadores viram observadores de aves em Botucatu
Botucatu é uma cidade com uma riqueza enorme de aves. Nas margens do Rio Tietê, os pescadores estão recebendo treinamento para serem também guias de observação de aves.
Cerca de 130 espécies já foram registradas na região e, com a ajuda de observadores experientes, a comunidade aos poucos aprende mais sobre a fauna que os rodeia.
A equipe embarcou em uma aventura pelo Rio Tietê em busca de diversos tipos de aves diferentes. Para saber mais, não perca o programa de amanhã.
Pescadores puderam aprender informações sobre aves da região
Márcio de Campos / TG
Tráfico internacional de animais
No oeste da África, a guarda costeira do Togo encontrou uma embarcação com 19 micos-leões-dourados, espécie exclusiva do Brasil, sendo levados em gaiolas.
De acordo com as autoridades, o destino provável seria a Ásia ou Europa, onde seriam vendidos ilegalmente. Junto aos micos, foram encontradas 12 araras-azuis-de-lear, outra espécie ameaçada. Os animais foram resgatados e aguardam a liberação para serem devolvidos à natureza.
Micos-leões-dourados foram capturados ilegalmente no Brasil
Reprodução EPTV
Areia que Canta é um dos tesouros de Brotas
O Terra da Gente viaja até Brotas (SP) para encontrar um tesouro em meio à floresta: a nascente Areia que Canta. O fundo de quartzo faz com que as águas cristalinas ganhem um tom de esmeralda. A origem da fonte é o Aquífero Guarani, uma reserva subterrânea que se estende do Brasil até o Uruguai e a Argentina.
No fundo da água, considerada potável, há pequenas pedras de areia que, quando esfareladas, emitem um som semelhante ao canto de um pássaro, por isso, a escolha do nome.
Moradores e turistas podem contemplar também a variedade de aves que ocorrem nos arredores, como a saíra-amarela, tiê-preto e a polícia-inglesa-do-sul. Outras aves registradas pela reportagem foram o pica-pau-anão-escamado, o arapaçu-do-cerrado e o curioso arapaçu-de-bico-curvo, cujo bico representa um quarto do corpo.
Areia que canta pode ser vista em Brotas (SP)
Reprodução EPTV
Aprenda passo a passo de torta de banana com canela
Na Hora do Rancho deste sábado (16), aprenda uma receita que está nas memórias da infância de muita gente: torta de banana com canela. Preparada pela empresária Soraia Gomes Bueno, a receita de família foi ensinada pela sogra da empresária.
Ela consiste em uma torta de banana com cobertura de canela e açúcar, podendo ser acompanhada com sorvete ou calda de chocolate. O prato também pode ser feito com outras frutas, como maçã, pera ou pêssego.
Bolo de banana pode ser incrementado à gosto
Toni Mendes / TG
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Publicada por: RBSYS