Doze pessoas ficaram feridas, segundo Corpo de Bombeiros. Área do desabamento tinha caixa d'água, que caiu dentro do supermercado e alagou estabelecimento. Acidente foi na noite de sexta (22). Representantes de mercado que desabou, e construtora, devem ser ouvidos
A Polícia Civil de Pontal do Paraná, no litoral do estado, deve ouvir, na manhã desta segunda-feira (25), os responsáveis pela obra, pela fiscalização e representantes do supermercado da Super Rede que desabou e matou três mulheres e deixou doze feridos. Leia sobre caso mais abaixo.
Uma laje que sustentava seis caixas de água desabou no início da noite de sexta-feira (22), no balneário Canoas. Doze pessoas ficaram feridas.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com o delegado Jader Roberto Ferreira Filho, a polícia ouvirá o dono e o supervisor do estabelecimento, o engenheiro responsável pelo projeto, os responsáveis pela execução da obra, testemunhas e familiares das vítimas.
Ainda conforme o delegado, órgãos responsáveis pela fiscalização como a prefeitura, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Corpo de Bombeiros também serão ouvidos.
Um inquérito foi aberto para apurar o caso. Segundo Jader, a polícia investiga se o local tinha ou não alvará de funcionamento.
"O inquérito foi instaurado por três homicídios culposos e doze de lesões corporais culposas", contou [...] As omissões decorrentes de quem executou, quem permitiu, de quem determinou que fossem suspensas essas seis caixas d'águas aí e houve essa tragédia, com certeza será punido com os rigores da lei", disse.
Não há informações de quando o inquérito será finalizado.
Jader Roberto Ferrreira Filho, delegado de Polícia Civil (PC-PR)
Reprodução/RPC
Leia mais:
Faxinal: O que se sabe e o que falta esclarecer sobre acidente que matou filha de comunicador que descobriu morte durante live
Exclusivo: Médica suspeita de enganar pacientes com diagnósticos de câncer foi gravada por paciente comemorando retirada de falso melanoma; OUÇA
Guarapuava: Casal morto após discussão com cliente em loja de conveniência receberia R$ 240 para fazer a segurança do local
Lage desabou
A inauguração da unidade ocorreu na quinta-feira (21), já a abertura ao público, na sexta (22), horas antes do acidente.
Segundo os bombeiros, a laje possuía 50 metros quadrados, dividida em três pavimentos, separados por uma camada de concreto com 15 centímetros. Um dos pavimentos tinha três caixas de água, com capacidade de 10 mil litros cada. Em outro pavimento, estavam três caixas de 15 mil litros cada.
No total, as caixas tinham capacidade total de 75 mil litros de água, segundo a corporação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área que desabou atingiu principalmente a área de panificação do supermercado, em uma área restrita para funcionários.
Populares registram acidente em supermercado de Pontal do Paraná
Em nota, a Super Rede lamentou o caso, prestou solidariedade às famílias das vítimas e afirmou que está empenhada "em prestar todo o auxílio necessário às famílias das vítimas e aos feridos".
A rede disse, também, que acionou a empresa e o engenheiro responsável pela construção. Além disso, afirmou que foram "contratados peritos para realizar a análise das lajes juntamente com a perícia científica e averiguar o que motivou o acidente".
"Desde o momento do acionamento, todas as equipes estavam em peso dando todo o apoio e suporte não só para vítimas, mas para familiares e quem estava envolvido na situação", disse a secretária de segurança de Pontal do Paraná, Any Messina.
A secretária explicou, ainda, que o local deve passar por vistoria da Polícia Científica. Em nota, o Governo do Paraná afirmou que a Polícia Civil (PC-PR) vai investigar o caso.
Equipes trabalham na retirada dos escombros no supermercado, em Pontal do Paraná
Vanessa Rumor/RPC
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Pontal do Paraná decretou luto oficial de sete dias pelas três mortes.
"O decreto é uma manifestação pública de pesar em memória e respeito às vítimas da tragédia ocorrida no município. [...] O município colabora com as autoridades na identificação das causas do acidente, se solidariza com as famílias das vítimas e continua acompanhando o estado de saúde dos feridos", diz trecho da nota.
Na manhã deste sábado (23), caixa d'água que caiu no desabamento foi retirada do supermercado
Vanessa Rumor/RPC
Rayssa, Camille e Priscila (da esquerda para a direita) são as vítimas mortas após laje de supermercado em Pontal do Paraná desabar
Prefeitura de Pontal do Paraná
Vítimas
As três funcionárias que morreram na tragédia foram enterradas no domingo (24). De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), as vítimas são:
RAYSSA BATISTA SANTOS - 18 anos, natural de Ilhéus, na Bahia
CAMILLE VITÓRIA DE SOUZA DIAS - 18 anos, natural de Curitiba
PRYSCILLA MARIS TASCHEK FARRO - 36 anos, natural de Curitiba
Além das três mortes, 12 pessoas ficaram feridas. Uma continua internada no hospital de Ponta do Paraná, na enfermaria, segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa).
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Publicada por: RBSYS