Caso está sob sigilo. Segundo a Polícia Civil, seis menores de idade foram identificados como supostos autores das imagens. A Polícia Civil investiga o compartilhamento de vídeos de nudez de adolescentes produzidos por inteligência artificial em Porto Alegre. A investigação iniciou, na segunda-feira (18), a partir de uma ocorrência atendida por policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar sobre a circulação de vídeos em uma escola na Capital.
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com informações da polícia, seis menores de idade supostamente teriam produzido os vídeos, envolvendo a imagem de 15 adolescentes.
Os nomes da escola e dos investigados não foram divulgados, já que envolvem menores de idade, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os envolvidos identificados foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro policial.
LEIA TAMBÉM
Câmara aprova projeto que criminaliza nudes criados por inteligência artificial
O Assunto #1.082: Falsos nudes - a Inteligência Artificial em deepfakes
'Nunca vão saber o trauma que eles causaram', diz aluna vítima de falsos nudes compartilhados por colegas no Rio de Janeiro
Segundo as informações da Polícia Civil, o crime investigado tem pena prevista de reclusão de 1 a 3 anos. De acordo com o ECA, é proibido simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica, por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual.
A Polícia Civil faz perícias e colhe depoimentos para elucidar o caso.
A produção de nudes por IA foi tema de uma reportagem do Fantástico. Assista abaixo
Alunos de uma escola no Rio de Janeiro criam e compartilham falsos nudes com a ajuda de inteligência artificial
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS