Comissão de Investigação Processante foi instaurada pela Câmara dos Vereadores para apuração. Um caminhão e uma retroescavadeira teriam sido utilizados para realizar serviços em uma chácara. Prefeito de Pariquera-Açú, SP, é denunciado por mau uso de máquina pública
O prefeito Wagner Costa (PL), de Pariquera-Açú, no interior de São Paulo, foi denunciado por moradores pelo uso de maquinários públicos em obras particulares no município. A acusação foi enviada à Câmara dos Vereadores, que instaurou uma Comissão de Investigação Processante para apuração.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A denúncia foi realizada por um morador na Câmara Municipal, no dia 21 de março. No documento, foram anexos vídeos que mostram uma retroescavadeira e um caminhão da administração realizando serviços em uma chácara particular, durante o expediente. Segundo a acusação, os registros teriam sido feitos entre agosto e setembro de 2023.
Os parlamentares levaram o material ao plenário para votação no dia 25 de março e decidiram pela abertura da Comissão Processante, que investigará a denúncia.
Caminhão e retroescavadeira teriam sido usados em serviços em chácara particular, em Pariquera
Reprodução
Ainda segundo os documentos, os trabalhos se referem ao aterramento de um tanque de água que foi realizado na propriedade. O local seria de uma amiga do prefeito. Além das imagens, os vereadores devem apurar áudios entre Wagner e a moradora do local.
Em entrevista à TV Tribuna, afiliadao vereador e presidente da Comissão, Edson Leite (MDB), disse que um acordo entre o prefeito, a proprietária e um dos funcionários foi revelado na denúncia. Em um dos áudios, o funcionário teria dito que os serviços seriam realizados ‘aos poucos para não chamar a atenção’.
A comissão terá 90 dias para finalizar os trabalhos. Os vereadores irão investigar a realização de crimes como peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e o uso de maquinários públicos para favorecimento de terceiros.
Segundo o vereador, o mandato do chefe do Executivo poderá ser cassado a partir da averiguação da denúncia. "Se for comprovadas essas irregularidades, pode sim chegar a uma cassação", disse Edson.
Procurado pela TV Tribuna, o prefeito Wagner Costa disse que não irá se manifestar sobre a denúncia.
Caminhão e retroescavadeira teriam sido usados em serviços em chácara particular, em Pariquera
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Publicada por: RBSYS