Pacientes serão atendidos de forma gratuita e receberão um café da manhã diário com o ingrediente estudado para redução do peso: biomassa de banana verde.
Divulgação
Pessoas acima do peso e que buscam melhor qualidade de vida podem receber atendimento nutricional de forma gratuita na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os interessados podem se inscrever por meio do preenchimento do link.
???? Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O projeto é do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição e realiza oferta de café da manhã para os pacientes, com o intuito de entender os efeitos de determinados ingredientes específicos na dieta de pessoas com sobrepeso.
No caso desta pesquisa, o ingrediente é a biomassa de banana verde, fonte de um tipo de amido resistente que controla o excesso de peso e de gordura corporal.
Segundo uma das nutricionistas que conduz o estudo, Natália Bonfim, falou sobre os motivos da escolha do ingrediente na pesquisa.
Queremos avaliar como o consumo diário da biomassa de banana verde por 12 semanas afeta as bactérias e a parede do intestino, em substâncias presentes no sangue que controlam o apetite, o peso e a quantidade de gordura armazenada no corpo de adultos com excesso de peso corporal.
Totalmente gratuito, o programa é coordenado pela professora Rita Alfenas, com colaboração da professora Carla Rosa, e conduzido pelas nutricionistas Natália Bomfim e Layla Souza.
Quem pode participar?
Podem se inscrever no projeto aqueles que se enquadram nos seguintes critérios:
Homens e mulheres, com idade entre 20 e 50 anos que estejam com excesso de peso (IMC de 25 a 34,9 kg/m² - sobrepeso e obesidade grau I);
Pessoas que possam ir até o laboratório diariamente consumir o café da manhã (aos finais de semana e feriados é entregue um kit para casa);
Não ter doenças crônicas como: diabetes, hipertensão, colesterol alto, depressão, doença intestinal, intolerância à lactose, entre outras e que já estejam fazendo acompanhamento nutricional, ou tomando medicamentos para perda de peso e controle dessas doenças.
Não podem ser fumantes.
Não podem ter aversão a banana e ao leite, uma vez que são ingredientes da bebida.
No caso das mulheres, não podem estar grávidas ou amamentando.
Os participantes vão receber um plano alimentar individual adequado e aconselhamento dietético durante 3 meses, visando à redução de peso corporal e melhora em variáveis bioquímicas, com impacto positivo à saúde.
Ao final do estudo, os participantes terão acesso aos dados das avaliações antropométrica, composição corporal, bioquímica, permeabilidade e microbiota intestinal.
???? Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Publicada por: RBSYS