No primeiro caso, em outubro do ano passado, todas as 12 pessoas presentes no avião morreram. No segundo, ocorrido há uma semana, um morreu e seis ficaram feridos. Em ambas as situações, ainda não se sabe o que causou a queda, mas na última, voo era irregular. Em menos de 5 meses, segundo acidente aéreo é registrado no Acre
Reprodução
Em menos de cinco meses, o Acre registrou dois acidentes aéreos com aviões de pequeno porte, ambos com vítimas fatais e causas ainda a serem esclarecidas. No primeiro acidente, ocorrido no dia 29 de outubro de 2023 em Rio Branco, todos os 12 tripulantes morreram.
Já na última queda, ocorrida dia 18 de março de 2024, uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas, algumas destas em estado grave e com mais de 40% do corpo queimado. Neste caso, o avião operava de forma irregular, segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil.
O g1 explica, nesta reportagem, o que ocorreu em ambos os casos e o que ainda falta esclarecer.
Primeiro acidente: outubro de 2023
O que se sabe sobre o avião que caiu no Acre
???? O que ocorreu? Um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, na manhã do dia 29 de outubro de 2023. Parte dos passageiros estava viajando para receber tratamento médico. Todas as 12 pessoas a bordo morreram carbonizadas. A aeronave caiu em um local que dificultou a chegada das equipes de resgate. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas após cerca de quatro horas, e a retirada de corpos e destroços foi iniciada.
???? Quem eram as vítimas? Na aeronave estavam seis homens, três mulheres e uma criança de 1 ano e 7 meses, além do piloto e do copiloto. Seis das vítimas eram de Eirunepé (AM). Havia, ainda, moradores de Envira (AM). O avião era pilotado por Cláudio Atílio Mortari e o copiloto era Kleiton Lima Almeida, de 39 anos. Veja a lista das vítimas aqui.
O estado em que os corpos foram encontrados dificultava a identificação e seria preciso recorrer a exames de DNA. Após mais de 48 horas do acidente aéreo, o Instituto Médico Legal (IML) identificou seis vítimas. Todos eles foram identificados pela arcada dentária.
???? Qual era a situação do voo? O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e decolou de Rio Branco com destino a Envira, no Amazonas. A aeronave modelo Caravan tinha capacidade para até 14 pessoas e caiu por volta das 7h21 no horário local (9h21 em Brasília), logo após a decolagem. Segundo a Anac, o avião estava em situação regular.
???? Já se sabe as causas do acidente? O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), localizado em Manaus, vai apurar as causas da queda do avião. Passados quase cinco meses, ainda não há uma resposta acerca deste desastre aéreo sobre o que poderia ter causado a queda.
Veja o que se sabe sobre acidente que deixou 12 mortos após explosão de avião em Rio Branco
Corpo de piloto de avião que caiu com 12 pessoas no AC é transladado ao Pará
Corpo de dentista que morreu em acidente aéreo no AC é o primeiro a ser liberado pelo IML; identificação foi pela arcada dentária
Acidente aéreo: identificação das três últimas vítimas é mais delicada e começa a ser feita pelo DNA
Acidente aéreo no AC: após 2 meses, análise de DNA não identifica última vítima e família precisará pedir presunção de morte
Veja a origem e o destino da aeronave que caiu em Rio Branco (AC).
Ighor Costa/g1
Segundo acidente: março de 2024
Avião de pequeno porte caiu em Manoel Urbano
???? O que ocorreu? Um avião de pequeno porte, modelo Cessna Skyline 182, com sete pessoas a bordo, caiu em uma fazenda no município de Manoel Urbano, a 228 quilômetros da capital Rio Branco, na manhã do dia 18 de março de 2024. Um homem morreu e seis pessoas se feriram. A vítima fatal foi identificada como o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega.
???? Quem estava no voo? Além de Sidney, na aeronave estavam o piloto e mais dois homens, e três mulheres que seguiam para a cidade de Santa Rosa do Purus, a 150 km do município onde ocorreu o acidente. O avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista.
Pelo menos três sobreviventes, com queimaduras no corpo acima de 40%, foram encaminhados para fora do Acre para tratamento das queimaduras em um hospital com unidade de grandes queimados.
???? Qual era a situação do voo? O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontou que o avião registrado com o prefixo 'PT-JUN' tinha registro para serviço aéreo privado, mas não poderia ser utilizado como táxi aéreo já que estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido desde o dia 1º de junho de 2019.
???? Já se sabe as causas do acidente? O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse que vai investigar o caso. Ainda não há informações sobre possíveis causas para a queda.
Veja o que se sabe sobre acidente aéreo que deixou um morto e seis feridos no interior do Acre
Empresário que morreu em queda de avião no Acre voltava do casamento da filha; jovem cancelou lua de mel
Sobreviventes de queda de avião no AC têm queimaduras em mais de 40% do corpo e devem ser levados a outro estado
Sobrevivente de queda de avião enviou foto à amiga antes da decolagem: 'com medo'
Adolescente que sobreviveu a acidente aéreo no AC viajou junto com as malas: 'não queria ir porque tava lotado', diz tia
Internada em estado grave, sobrevivente de queda de avião no Acre precisa de doações de sangue
Avião caiu em Manoel Urbano
Arte g1
VÍDEOS: g1
Publicada por: RBSYS