A ação recebe o nome 'Despoluição do rio Aquidauana' e é organizada pelo 2º Pelotão da PMA, que dará todo suporte e segurança ao evento - que ocorrerá no sábado (23), às 5h. Rio Aquidauana.
Reprodução
No próximo sábado (23), o rio Aquidauana será alvo de um mutirão de limpeza, com intuito de chamar atenção para a conservação, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. O mutirão está marcado para começar às 5h.
A ação que recebe o nome 'Despoluição do rio Aquidauana' e é organizada pelo 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA), que dará todo suporte e segurança ao evento - em parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), e outras instituições públicas de Aquidauana.
O grupo que fará a ação atuará por 19 km no leito do rio, compreendendo o trecho entre a foz do rio Taquarussu até o empreendimento Pesqueiro Toca da Onça. A limpeza será realizada por terra às margens do rio Aquidauana e via fluvial, 40 embarcações serão utilizadas, onde todos os envolvidos estarão devidamente equipados (EPIs e Coletes Salva-Vidas).
Todo material localizado será recolhido e depositado no pátio do quartel da PMA de Aquidauana, e posteriormente será retirado pela Prefeitura Municipal.
Portal do Pantanal
Aquidauana é considerada o Portal do Pantanal, servindo como ponto de entrada e saída dessa região tão importante para Mato Grosso do Sul. Apesar de haver coleta seletiva, é comum ver resíduos sólidos espalhados, principalmente às margens do rio que dá nome à cidade. Segundo a PMA, infelizmente o acúmulo de lixo é registrado diariamente pelas equipes de fiscalização e, quase sempre os autores acabam impunes por falta de constatação da autoria.
O acúmulo de resíduos pode ocasionar a proliferação de vetores e com isso gerar problemas de saúde ocasionando algumas doenças tais como: a dengue, a zika, a chikungunya; a febre amarela, a raiva, a leptospirose, a febre bubônica, a criptococose e a Salmonelose.
Os danos à biodiversidade resultam também em danos para a economia, pois afetam negativamente atividades de pesca, turismo, transporte e locomoção. O lixo descartado de forma inadequada ameaça a biodiversidade, a economia e a saúde humana. Por isso os mutirões de limpeza são importantes para combater o problema.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS