Ação educativa ambiental envolve estudantes e autoridades locais em iniciativa conjunta da AES Tietê Brasil, COMDERP e Secretarias Municipais
Crédito: Prefeitura de São José do Rio Pardo
São José do Rio Pardo realiza soltura de 45 mil alevinos em ação educativa ambiental.
Ação conjunta entre AES Tietê Brasil, COMDERP e Secretarias Municipais promove repovoamento de peixes no Rio Pardo, envolvendo estudantes e autoridades locais.
Nesta sexta-feira (15), a cidade de São José do Rio Pardo promoveu uma iniciativa essencial para o meio ambiente local, a soltura de 45 mil alevinos das espécies Pacu Guaçu e Curimbatás no afluente que percorre mais de 565 km seguindo por diferentes estados em mais de 26 município: o Rio Pardo.
As espécies foram soltas no Rio Pardo nos trechos da Área de Lazer e na Usina Hidrelétrica Euclides da Cunha, em uma ação coordenada entre a AES Tietê Brasil, o Comitê Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro (COMDERP), a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria e a Secretaria de Educação.
Crédito: Prefeitura de São José do Rio Pardo
O evento contou com a participação de 40 alunos de escolas municipais, incluindo o quinto ano da Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto, acompanhados pela Secretária Municipal da Educação, Mariana Panizza e o prefeito Marcio Zanetti que durante a soltura enfatizaram a importância da educação na conscientização e na proteção dos recursos naturais.
“Eu também achei legal, tipo, aprender a como cuidar do meio ambiente, essas coisas, de não jogar lixo no Rio”, comentou um aluno empolgado por participar da iniciativa, reconhecendo a importância de cuidar do meio ambiente e aprender sobre práticas sustentáveis desde cedo.
Analista de meio ambiente da AES Brasil, Vitor Yamashita destacou o compromisso da empresa em repovoar os reservatórios com espécies nativas, envolvendo a comunidade local no processo.
“A AES Brasil tem o compromisso de soltar em todos os nossos reservatórios, nas usinas hidrelétricas, dois milhões e meio de alevinos juvenis, espécies de peixes nativas regionais. E como parte desse compromisso, hoje a gente esteve aqui na cidade de São José do Rio Pardo para a soltura de 20 mil alevinos da espécie pacú e curimba.Tivemos o prazer de convidar as escolas do ensino municipal e essa parte é mais importante ainda do que a própria soltura dos peixes para a preservação do meio ambiente. Passar o conhecimento, criar a educação ambiental, criar uma cultura começando pelas crianças que vão crescer, se tornar adultos e formadores de opiniões para continuar preservando o rio e o meio ambiente”, reforçou Yamashita .
Crédito: Prefeitura de São José do Rio Pardo
Segundo Felipe Quessada, presidente do COMDERP, esta ação traz benefícios ambientais e econômicos.
“Estamos aqui hoje soltando no Rio Pardo 45 mil peixes, metade curimbatá e metade pacu. Esses pacus deverão chegar a um peso de aproximadamente de 7 quilos daqui a alguns anos. Isso vai ajudar para nós para com o meio ambiente, para o turismo e para pescas esportivas” reforçou.
Publicada por: RBSYS