Rio do Sul teve o dia mais chuvoso em oito anos. Segundo a Defesa Civil, 50 famílias estão desabrigadas no município. Em Trombudo Central, um motorista foi resgatado após o carro ser arrastado. Bombeiros trabalham no bairro Canoas, em Rio do Sul (SC)
Patrick Rodrigues/ NSC
Por causa chuva volumosa que atingiu regiões de Santa Catarina, municípios do Vale do Itajaí registram enchentes, quedas de barreiras e de árvores e bloqueio de rodovias neste domingo (19). Moradores ilhados e um homem, arrastado pela correnteza, precisaram ser resgatados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chegou a 8,61 metros às 10h, informou a prefeitura. Já Rio do Sul teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18), e 50 famílias estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil (leia mais abaixo).
Até as 11h50 deste domingo, a Defesa Civil não havia divulgado balanço oficial sobre as ocorrências em todo o estado.
Enchente em Rio do Sul (SC) no sábado (18)
Prefeitura de Rio do Sul
Blumenau
O município considera estado de enchente quando a cota do rio Itajaí-Açu passa de oito metros. A Defesa Civil registrou oito chamados, sendo três por deslizamento de terra, três quedas de árvores, uma análise de risco e um alagamento. Não há feridos.
Três famílias foram encaminhadas a um abrigo no bairro Itoupava Norte.
Como não há mais quantitativo de chuva previsto para este domingo, segundo a Defesa Civil de Blumenau, a tendência é que pico de elevação se estabilize em 8,80 metros por volta das 14h.
Leia também:
Cinco crianças e dois adultos ilhados são resgatados durante alagamento em SC
Rio do Sul
Outras cidades que ficam na bacia do rio Itajaí-Açu registraram problemas em decorrência do volume de chuva. O resultado disso foi a elevação do nível do rio em quase cinco metros e meio em 24 horas.
Rio do Sul, por exemplo, teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18), informou a Defesa Civil local. Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde que foi em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros.
As 7h de domingo, o município registrava 50 famílias desabrigadas, somando 201 pessoas, além de mil pessoas desalojadas (foram para a casa de parentes ou amigos).
Família é resgatada de bote após ficar ilhada em Rio do Sul, SC
CBMSC/Divulgação
O prefeito José Thomé anunciou, neste domingo, que deve decretar situação de emergência.
No município, cinco crianças e dois adultos precisaram ser resgatados de um casa com embarcação durante um alagamento na tarde de sábado. Com a ajuda da embarcação, as pessoas foram retiradas e levadas a local seco (assista abaixo).
Vídeo mostra resgate a família ilhada em Rio do Sul, SC
Trombudo Central
Em Trombudo Central , um motorista precisou ser resgatado após o carro dele cair no rio e ser levado pela correnteza. Segundo os bombeiros, a situação ocorreu após ele passar por uma área alagada.
O homem, de 59 anos, conseguiu sair do veículo, mas também foi arrastado. Os bombeiros o encontraram cerca de 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi levado ao hospital.
Bloqueio de rodovias
SC-114, km 297,7: trânsito em meia pista no trecho entre Lages e São Joaquim por causa de grande rachadura na pista.
SC-350, km 359,6: pista totalmente interditada na localidade conhecida como curva da antiga Olaria, acesso aos municípios de Rio do Sul a Ituporanga.
Outros estragos
Desde quinta-feira (16), equipe da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) monitora a aproximação de chuvas persistentes e volumosas no estado.
No sábado (18), o órgão contabilizou algumas ocorrências:
Blumenau: ocorrências pontuais, como queda de árvores e alagamentos devido um entupimento na rede pluvial.
Apiúna: queda de barreira em uma residência, sem feridos. A casa foi evacuada. Também foram verificados alagamentos de duas estradas no interior do município.
Botuverá: informações sobre queda de barreiras e alagamentos.
Além do Vale do Itajaí, em Florianópolis, as chuvas alagaram a obra de um hotel em Canasvieiras, causando danos no muro de divisa entre edificações e vazamento de gás, na madrugada de sábado.
Os bombeiros foram acionados, e as pessoas que estavam hospedadas foram realocadas em outro local pelo proprietário. Ninguém se feriu.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Publicada por: RBSYS