Cea equatorial dá dicas de como consumir energia elétrica de forma eficiente, para diminuir os custos no período mais quente do ano. Ar-condicionado é o principal consumidor de energia no estado segundo a CEA equatorial
g1
O verão amazônico é o período mais quente do ano no estado do Amapá, podendo chegar a sensação térmica de 48º C. Por conta do calor, o consumo de energia, como centrais de ar e ventiladores costumam aumentar, junto com a conta no fim do mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Para diminuir estes custos ao longo do período de verão, a Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea equatorial), dá dicas sobre o consumo de forma econômica.
Dicas para economizar energia:
Aparelhos na tomada
Aparelhos eletrônicos mesmo que não estejam em uso, consomem energia quando estão conectados à tomada. Mesmo sendo um baixo consumo de energia, tirá-los da tomada quando não estão em uso ajudam a reduzir a conta.
Tempo no banho
Chuveiro elétrico é um dos itens que mais consome energia. A redução o tempo do banho é fator essencial para diminuir o valor da energia, ou utilizá-lo no modo verão.
Moderar o consumo do ar-condicionado
Este é o protagonista quando se trata de consumo de energia. No período mais quente é preciso utilizá-lo com cuidado e moderação, se possível, alternando com ventiladores e limpando o filtro de forma regular, a limpeza melhora o rendimento do aparelho, evitando o desperdício de energia.
Iluminação natural
Durante o dia, opte por deixar as janelas abertas e aproveitar o forte sol da melhor forma, deixando a casa mais iluminada. As lâmpadas de LED também são uma opção mais econômica, e duram mais que as florescentes.
Equipamentos eletrônicos
TV ligada e geladeira aberta o tempo todo também são os principais fatores no aumento da conta. Evite colocar roupas para secar atrás do aparelho e deixe a televisão programada para desligar. São recomendados os aparelhos com o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com a indicação “A”, maior economia.
Bandeira Tarifária
Com a criação em 2015, as bandeiras tarifárias consistem nas cores verdes, amarelas e vermelhas, que indicam condições de geração de energia para o consumidor sinalizando o custo.
No Amapá, o mês de julho foi categorizado como amarelo, devido a condições climáticas menos favoráveis, com este agravante, as tarifas possuem um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. o valor foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em março
A Geaneide Vilhena, executiva de comunidade da Cea Equatorial, disse que objetivo da orientação, é conscientizar os clientes sobre o consumo de energia equilibrado.
"No Amapá, sempre temos a sensação que estamos no verão devido às altas temperaturas. Por isso, na maioria das vezes, estas dicas valem para o ano todo. Com o período mais quente do ano se intensificando, a população precisa ficar atenta para não exagerar no consumo de energia com ventiladores, ar-condicionado e outros aparelhos ligados por tanto tempo", disse a executiva.
???? Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Publicada por: RBSYS