Denúncia do Ministério Público foi aceita pela Justiça nesta quinta-feira (9). Procurado, vereador disse em nota que vai provar que agiu em legítima defesa. Vereador Sirineu Araújo (PRTB) de Sumaré, no interior de São Paulo
Divulgação
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) tornou réu o vereador Sirineu Araújo (PRTB), de Sumaré (SP), pela morte de Rafael Emídio, baleado e atropelado no meio da rua em agosto de 2023. A denúncia do Ministério Público foi aceita pela 1ª Vara Criminal da cidade nesta quinta-feira (9).
Sirineu foi acusado por homicídio qualificado, pois a polícia concluiu que o vereador usou recurso que dificultou a defesa da vítima. Agora, de acordo com a determinação do juiz Aristóteles de Alencar Sampaio, ele terá o prazo de 10 dias para responder à acusação.
Procurado, o vereador disse em nota que "já era sabido que o devido processo legal seria dado. Tenho esperado pelo momento em que eu terei a oportunidade de esclarecer todo esse caso. Agi em legítima defesa para salvar a minha vida em uma tentativa de homicídio e a justiça comprovará isto".
???? Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Relembre: vídeo registrou momento do atropelamento em Sumaré
Sangue no carro
Em janeiro, o g1 teve acesso com exclusividade a detalhes do inquérito que inclui, entre outras coisas, depoimentos com versões divergentes. Enquanto o vereador diz que a arma estava com Rafael, uma testemunha disse que não viu o revólver com a vítima. Além disso, o depoente diz que o Sirineu atirou em Rafael em dois momentos diferentes, o que difere da versão de legítima defesa.
A investigação também traz a informação de que, após o crime, o vereador descartou, às margens da Rodovia Anhanguera, o próprio celular e a arma do crime. Além disso, consta também o laudo pericial que confirmou a presença de sangue humano na parte debaixo da caminhonete do parlamentar. O vereador pediu licença da Câmara Municipal, mas retornou em cargo em novembro do passado.
Perícia encontra manchas de sangue em carro de vereador suspeito de homicídio
Reprodução
Carro do vereador filmado
Peritos do Instituto de Criminalística (IC) analisaram vários vídeos do crime que constam no inquérito, inclusive os que foram divulgadas nas redes sociais e pela imprensa, e compararam o veículo que aparece nas imagens com a caminhonete do vereador.
A conclusão dos peritos foi que há "características em comum" do veículo presente nos vídeos e do veículo preto apreendido com o vereador.
Laudo pericial mostra semelhança de carro usado no crime com veículo de vereador (ver setas)
Reprodução
"Diante dos exames realizados, da metodologia aplicada, dos pontos em comum aqui descritos entre as imagens obtidas das degravações dos vídeos e as imagens do caso fotográfico, não foi encontrado elemento de ordem significativa que contrariasse a citada hipótese de se tratarem do mesmo veículo", diz o laudo.
Investigação de homicídio
O vereador de Sumaré Sirineu Araújo na DIG de Americana
Gustavo Biano/EPTV
Sirineu Araújo (PL) é investigado pelo assassinato desde agosto de 2023. O homicídio ocorreu na noite de sábado, 19 de agosto.
Um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o momento em que a vítima, que morreu no local, rastejava pela rua após ser baleada (assista acima).
Após o assassinato, a área foi isolada para realização de perícia e o caso era investigado como homicídio pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Publicada por: RBSYS