Ave estava acuada, em meio ao braseiro, à vegetação queimada e parecia estar exausta. Chamas consumiram parte do Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, em Belo Horizonte. Urubu é salvo em parque destruído por incêndio em BH
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O Corpo de Bombeiros salvou, nesta sexta-feira (12), um filhote de urubu-de-cabeça-preta em meio ao incêndio que destruiu parte do Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte (veja vídeo abaixo).
Nas imagens, é possível ver que a ave estava acuada, em meio às cinzas e à vegetação queimada. Um militar segurou o pássaro e outro colocou água no bico dele, com a ajuda de uma garrafinha plástica. O animal ficou afoito para beber e pareceu estar exausto.
"(...) Acaba que eles se dão muito bem em cidades e usam esses parques urbanos, às vezes, para construir ninho. Então, por isso, que esse tipo de matinho é muito comum você ter ninho de urubu-de-cabeça-preta, que é a espécie mais comum em si mesmo, é esse normalzão da cidade que a gente vê", explica Pedro Henrique Tunes, biólogo e mestrando em zoologia.
Urubu é salvo em parque destruído por incêndio em BH
O incêndio
A corporação informou que cerca de 20% da vegetação da reserva foi queimada, o que são, aproximadamente, seis hectares, e que as chamas foram controladas durante a madrugada.
Nesta manhã, cinco equipes com 17 militares ainda trabalhavam no local e havia previsão de continuar a operação de rescaldo e monitoramento até o fim desta manhã, por causa de pontos com braseiros.
As atividades estavam previstas para finalizar por volta do meio-dia.
Urubu foi resgatado por militares do Corpo de Bombeiros em BH
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 Minas
Publicada por: RBSYS