Conforme a Prefeitura, o temporal desta sexta-feira (22) foi o pior já registrado na cidade; foram 130 milímetros em menos de 2 horas, conforme sistema de mensuração. Chuva em Pará de Minas causa transtornos e estragos na cidade
A chuva que caiu em Pará de Minas no início da tarde e na noite desta sexta-feira (22) causou transtornos, estragos e acidentes na cidade. Conforme a Prefeitura, o temporal foi pior já registrado na cidade. Em menos de 2 horas, foram 130 milímetros, conforme sistema de mensuração.
Um homem foi arrastado pela força da enxurrada, e uma pessoa caiu em um buraco coberto pela água. No Condomínio Grão Pará, 48 prédios foram evacuados por risco de queda de um muro de arrimo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A chuva também causou alagamentos de várias ruas na parte mais baixa da cidade: a lagoa do Bairro Eldorado transbordou. Já a Avenida Presidente Vargas, uma das mais importantes da cidade, foi inundada, e estabelecimentos foram invadidos pela água e pala lama.
Chuva alagou vários pontos de Pará de Minas, incluindo o Parque do Bariri
Reprodução/Redes Sociais
Equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de segurança percorrem a cidade na manhã deste sábado (23) para limpeza de vias, desobstrução de tráfego, vistorias e demais serviços que demandem intervenção.
Homem arrastado pela enxurrada
No Bairro Padre Libério, um trabalhador que voltava do serviço em uma bicicleta foi arrastado pela força da enxurrada.
Segundo testemunhas que presenciaram a cena, ele se afogou com a água da chuva. O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatá-lo e, após imobilização em uma maca, o levou a um hospital da cidade.
No Bairro São Francisco, um homem que tentava empurrar um carro preso na enxurrada acabou caindo em um buraco que estava coberto pela água. Outras pessoas estavam no local e conseguiram ajudá-lo rapidamente.
Apartamentos evacuados
Apartamentos foram evacuadas e cerca de 150 pessoas tiveram que ir para casa de parentes em Pará de Minas
Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação
No Condomínio Grão Pará, que fica no bairro com o mesmo nome, 48 prédios foram interditados e evacuados, devido ao risco de queda de um muro de arrimo.
Cerca de 150 pessoas tiveram que deixar os apartamentos em risco. Uma família recebeu apoio da Prefeitura e foi encaminhada a um local de assistência. As demais foram para casas de parentes.
????Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
Uma obra para solucionar o problema do muro, que ameaça um colapso, foi iniciada nesta manhã e, por isso, a expectativa é que as famílias retornem para seus apartamentos ainda neste fim de semana.
"Optamos por evacuar essas pessoas, preservando sempre a vida. Verificamos que nos demais blocos superiores não haveria necessidade de evacuação, portanto, foram evacuadas famílias do bloco central", destacou o tenente Boaventura, do Corpo de Bombeiros.
Alerta
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil emitiram alertas à população e pediram que as pessoas se mantenham em casa em caso de temporais que ainda previstos para este sábado (23) e domingo (24).
"Diante da previsão de chuvas para os próximos dias, é importante que a população evite circular em locais baixos durante as tempestades e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil, pelo 99972-7322", orientou a Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Pitbull parte para cima de menina de 4 anos, que não fica ferida em MG
CRIME: Detento que matou colega de cela asfixiado no Presídio de Divinópolis é indiciado pela Polícia Civil
DATAFOLHA: 58% acreditam que governantes devem ter direito à reeleição
???? Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Publicada por: RBSYS