Pedestres entraram no buraco e ajudaram a vítima até a chegada do resgate em Cachoeiro de Itapemirim. Eurípedes Fernando Melo fraturou o fêmur e precisou passar por cirurgia. Vídeos mostram resgate de médico que foi 'engolido' por cratera em calçada
Vídeos feitos por pedestres que passavam mostram como foi o resgate do médico "engolido" por um buraco que se abriu na calçada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, nesta segunda-feira (1º). Ao menos cinco pessoas participaram do socorro até a chegada de uma equipe médica. O problema na calçada pode ter sido causado pelas raízes de uma árvore.
O homem que caiu no buraco é Eurípedes Fernando Melo, de 84 anos. Ele é ortopedista, quebrou o fêmur e teve que passar por cirurgia.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As imagens mostram duas pessoas dentro do buraco conversando com Eurípedes. Elas perguntam se o médico consegue mexer os pés e as pernas.
Eurípedes Fernando Melo foi socorrido por pedestres e depois levado para um hospital em Cachoeiro de Itapemirim
Reprodução/Redes sociais
???? Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Em outro momento, um grupo tenta conseguir uma corda para tentar tirá-lo do buraco. É possível ver a vítima deitada com três pessoas em volta. Eurípedes está com os braços atrás da cabeça.
Depois, uma equipe de socorro médico chega com uma maca e consegue retirá-lo. Eurípedes é levado para uma ambulância, e as pessoas aplaudem.
Parte do muro também caiu em cima de buraco
Reprodução/Redes sociais
Além da fratura no fêmur, o médico sofreu um trauma no tórax. Ele teve que colocar uma haste na perna direita.
A Unimed Sul Capixaba informou ainda que Eurípedes seguia internado na manhã desta terça-feira (2), lúcido e orientado.
LEIA TAMBÉM:
Raízes de árvores podem ter causado cratera que 'engoliu' homem em calçada em Cachoeiro, ES
VÍDEO: Ciclista perde controle de bicicleta e atropela mulher que varria rua no ES
Vídeo mostra momento que caminhão cai de ponte na BR-101 no ES; motorista morreu
Área isolada
Logo após o acidente, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e a concessionária de água BRK foram acionadas. A equipe técnica da BRK foi até o local e constatou que o ocorrido não tem relação com as redes de água e esgoto operadas pela concessionária, que se encontram operacionais.
A Prefeitura de Cachoeiro disse ainda que está avaliando as causas e vai mandar equipe ainda nesta segunda ao local para ver os reparos que precisam ser feitos e dar início aos trabalhos. A área foi isolada.
O responsável pela calçada, proprietário da casa que fica na frente, é o advogado Arthur Buteri. Ele disse que não havia nenhum indício de risco no local. Ainda de acordo com Arthur, um engenheiro foi chamado para avaliar o que aconteceu.
Possível causa
Vídeo mostra idoso sendo engolido por cratera aberta em calçada em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo
Divulgação
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) apontou que uma ruptura foi identificada na rede de drenagem na região, provavelmente ocasionada por raízes de árvores no local.
"Neste trecho, especificamente, existe uma rede de drenagem mista, que recebe tanto a contribuição de água quanto de esgoto. Próximo dela há uma árvore com raízes atingindo não só o muro, mas essa rede. A gente acredita que houve ali um vazamento. Essa água começou a retirar a camada de solo e outros elementos ali de base e próximo ao pavimento, o que ocasionou o afundamento da calçada, do passeio e consequentemente a queda do muro", explicou Erivelto Diogo da Silva, engenheiro do Crea.
De acordo com o assessor, há uma preocupação de que situações semelhantes possam ocorrer ao longo da calçada, já que há outras árvores e uma continuidade da rede de drenagem e esgoto, com uma única tubulação de concreto passando no local.
"Temos árvores ao longo dessa via, cujas raízes podem estar fazendo o mesmo processo. Então, o primeiro passo é fazer uma avaliação. Se a gente não possui situações semelhantes que possam ocasionar situações como essas ou ainda mais indesejadas", ressaltou.
Como foi o acidente
Cratera abre em calçada e homem que passava pelo local é engolido pelo buraco
Imagens registraram um homem de azul caminhando com uma sacola. Ele passou em frente a um terreno com placas de proibido estacionar e, então, a calçada cedeu e o homem caiu no buraco, que pareceu "oco" por baixo do piso.
Em um outro ângulo, é possível ver que o local era uma garagem, e quando a calçada cedeu, parte do muro caiu em cima do buraco onde a vítima estava.
Uma pessoa que estava dentro do terreno em que a parte cedeu saiu correndo para ver o que aconteceu, e outras pessoas que estavam na rua também foram até o buraco tentar ajudar.
Um outro homem se aproximou mais do buraco e pareceu tentar conversar com a vítima. Depois, ele começou a descer no buraco. O motorista Geraldo Mussi foi o primeiro a ajudar a vítima.
"Ele chegou, estacionou o carro e foi no hospital pegar um exame e veio subindo. O buraco afundou e a pedra caiu em cima dele. Nós viemos e socorremos ele, colocamos na ambulância e ele foi socorrido", contou o motorista.
Idoso é engolido por cratera em calçada em Cachoeiro de Itapemirm, Sul do Espírito Santo
Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Publicada por: RBSYS